Luciene Garcia
ALPINÓPOLIS – Neste fim de semana acontece o 23ª Encontro de Folclore de Alpinópolis, evento que tem apoio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo e vai promover as expressões culturais do município.
Para o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o encontrou vai celebrar a identidade cultural e uma oportunidade para que todos valorizem as manifestações artísticas que fazem parte da história da cidade e da região.
O secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Alpinópolis, José Geraldo da Silva, conhecido como Zgê Geraes, afirma que o evento também tem como objetivo preservar as tradições locais. Segundo Zgê, o folclore é parte fundamental da herança cultural da região e eventos como o encontro de Alpinópolis são uma maneira de manter viva a memória dos antepassados. “Assim como para compartilhar essa riqueza com as gerações futuras”, afirma o secretário.
O evento terá início neste sábado, 7, a partir das 18h, com o aguardado encontro de violeiros, que prometem encantar o público com músicas tradicionais e composições originais. Este momento será uma oportunidade para os amantes da música apreciarem talentos locais e da região.
No domingo, 8, a partir das 9h, o dia será dedicado inteiramente ao folclore, com apresentações de congadeiros, representando os ternos de Congo, e foliões, trazendo a alegria das companhias de Folia de Reis da cidade e da região. A diversidade cultural estará em destaque, proporcionando aos presentes uma experiência enriquecedora.
O 23º Encontro do Folclore de Alpinópolis é uma iniciativa da Associação Cultural, Artística, Folclórica e Saúde, que se uniu à prefeitura para tornar este evento uma realidade. A associação tem se destacado na promoção da cultura local e na preservação das tradições folclóricas da região.