ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis, a Câmara e a Associação Patas e Focinhos fizeram uma blitz educativa para promover a campanha do Dezembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre o combate aos maus-tratos e ao abandono de animais. A iniciativa foi realizada com base na Lei Municipal Nº 2.336/2021, no último sábado, 9, na Praça da Matriz.
De acordo com informações da prefeitura, a ação teve início às 9h30 e se estendeu até o meio-dia, com “adesivaço” em cerca de 100 veículos. Durante o evento, foram repassadas orientações e material educativo a pessoas que estavam pela praça, com reforço na importância da proteção aos animais e da criminalização do abandono.
A Lei Municipal Nº 2.336/2021, proposta pela vereadora Cleusa da Geclepaufer e sancionada pelo prefeito Rafael Freire em 22 de dezembro de 2022, estabelece a realização anual da Campanha ‘Dezembro Verde’ no município. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade para a luta contra os maus-tratos e o abandono de animais.
Segundo a prefeitura, durante a parada educativa a Associação Patas e Focinhos desempenhou papel fundamental no “adesivaço” da campanha e na disseminação de informações sobre práticas responsáveis de cuidado com os animais. A presença de autoridades locais também fortaleceu a mensagem, contando com a participação do prefeito Rafael Freire, do vice-prefeito, Léo do Posto, dos vereadores Cleusa da Geclepaufer e André Leonel e do secretário adjunto de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Otávio Ribeiro.
Na oportunidade, Rafael Freire lembrou que o abandono de animais é considerado crime, sendo um ato cruel que demanda a atenção de toda a comunidade. “A campanha visa não apenas dar visibilidade a essa questão, mas também contribuir para a redução dos indicadores relacionados a essa prática, reforçando e ampliando as ações direcionadas à proteção dos animais”, afirmou o prefeito.
O evento contou ainda com a colaboração de apoiadores e defensores da causa animal de Alpinópolis, evidenciando a união de esforços em prol da conscientização e do combate efetivo aos problemas relacionados ao abandono e maus-tratos de animais.