Gabriella Alux
ALPINÓPOLIS – Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos), a Secretaria de Saúde de Alpinópolis realizou 150 exames de ressonância magnética por meio do Ressomóvel, um caminhão adaptado com o equipamento.
De acordo com informações da prefeitura, os exames foram feitos na última semana, no estacionamento da rodoviária do município. O equipamento realiza exames de crânio e encéfalo, ombro, joelho, tornozelo, coluna cervical e coluna lombar.
Segundo a administração, os procedimentos são feitos, em média, em 40 minutos e, após o exame, o diagnóstico é feito por um especialista, que analisa as imagens captadas e produz um laudo.
Segundo a secretária de Saúde de Alpinópolis, Sandra Mara Morais da Silveira Borges, a prefeitura está empenhada em fazer a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) andar após paralisação ocasionada na pandemia de covid. Em 2022, a secretaria realizou cerca de mil cirurgias e, para 2023, a intenção é zera a fila de espera no município.
O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, afirma que a prefeitura programa a volta do Ressomóvel e também prevê atendimento por meio de cota em outros municípios. O objetivo, segundo ele, é atender o maior número de pacientes e, se possível, zerar a fila de exames de ressonância.