5 de maio de 2023
Reunião discutiu andamento do projeto e alinhamento para busca de recursos./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis investiu R$ 390 mil no projeto de engenharia para a pavimentação de 18 quilômetros entre o bairro Cafundó, que fica no município, e os distritos de Vilelândia, em Carmo do Rio Claro, e de Petúnia, em Nova Resende.
Na última quinta-feira, o um grupo de produtores rurais e o vereador André Leonel de Souza Vilela estiveram reunidos na prefeitura para conhecer o projeto.
De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, a pavimentação vai melhorar o escoamento de produtos e a ligação com os distritos. “Essa obra é necessária porque são vias importantes para o escoamento da produção agrícola e também ligando a dois distritos de municípios vizinhos, como é o caso das Três Barras, que pertence a Carmo do Rio Claro, e a Petúnia, que pertence a Nova Resende”, comentou.
O prefeito disse que, na reunião de quinta-feira, foram discutidos o andamento do projeto de engenharia, que tem previsão de entrega para 60 dias, e o alinhamento para a busca de recursos financeiros para a execução da obra.
“A médio e longo prazo serão 18 quilômetros a menos que o município terá para prestar manutenção, podendo concentrar esforços em outras localidades, além de facilitar o escoamento da produção agrícola que passa muito por esses trechos. Já era um desejo do governo municipal, desde quando assumi a gestão, tirar do papel esse projeto, mas contamos com o apoio e incentivo irrestrito do Movimento Pró-Asfalto de Petúnia”, disse.
Segundo Freire, a prefeitura segue com o trabalho de manutenção das estradas vicinais, com objetivo de promover o investimento na infraestrutura rural.
Hoje foi recebida no gabinete uma comitiva de produtores rurais do município e o vereador André Leonel para tratar do asfaltamento dos 18 km de estradas vicinais que ligam ao bairro rural Cafundó e ao distrito Vilelândia, as Três Barras.
Foi apresentado o andamento do projeto e a primeira etapa geotécnica como a sondagem de solo e a topografia que foi concluída.
Em contato com a empresa prestadora do serviço foi passado o prazo de 60 dias para a entrega total do projeto de engenharia dos 18 km de asfalto.
Na ocasião, foi feito também contato com o ex-deputado federal Renato Andrade e assessor do Senador Rodrigo Pacheco, que já liberou 1 milhão de reais para iniciarmos o asfaltamento.
Em nome do Laércio, do Carlinhos do Sindicato, do Zé Gino, do Neném e de todos que estão a frente deste movimento, reafirmamos o compromisso do governo municipal de levar adiante esse projeto que foi iniciado em 2022.
O que antes era um sonho, hoje é realidade. Ainda em 2023 iniciaremos os primeiros quilômetros deste tão sonhado e ousado projeto.