Ícone do site Folhadamanha

Alpinópolis investe R$90 mil e retoma parceria com Emater

Foto: Arquivo FM.

Rafael Freire

ALPINÓPOLIS – Após dez anos do término do convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o município de Alpinópolis investe R$90 mil por ano para retomar a parceria com a empresa a partir desta segunda, 13.

De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, os equipamentos necessários para o funcionamento da sala serão fornecidos pela própria Emater. “Os investimentos foram na casa de 90 mil reais por ano, já colocado dentro do orçamento municipal de 2023, e aprovado pela Câmara de Vereadores. Toda a estrutura como computadores, veículos e móveis de escritório, serão fornecidos pela Emater. O município cedeu uma sala dentro da prefeitura para abrigar a entidade”, disse.

“O escritório funcionará de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura de Alpinópolis, em horário comercial. A regional fica em Passos e a própria Emater ficará responsável pela contratação e disponibilização do profissional necessário, sendo um engenheiro agrônomo”, afirmou.

Segundo o prefeito, a chegada da Emater representa um divisor de águas na assistência técnica ao pequeno e médio produtor rural do município. “Os produtores rurais poderão usufruir e muito da Emater. Um exemplo é o ‘Mais Genética’, que em meu governo já conta com mais de 2 mil vacas inseminadas gratuitamente para o pequeno e médio produtor rural. E queremos mais! Vamos sentar para discutir e planejar novos programas. Não restam dúvidas de que isso irá representar mais ganho e produtividade nas lavouras e rebanhos. É o maior investimento no desenvolvimento rural já feito até hoje em Alpinópolis”, declarou Freire.

“Já há alguns anos que o município estava sem o convênio com a Emater. Quando assumi o governo observei que o município também tinha uma dívida com a entidade. Foi então que abri um processo administrativo, apuramos os valores e efetuamos o pagamento. Ter a Emater aqui é a certeza de uma prestação de serviços direta e mais próxima ao pequeno e médio produtor rural, levando assistência qualificada e gratuita a quem não teria condições de arcar com esses custos”, disse.

Conforme informações da prefeitura, um evento de inauguração está agendado para esta segunda, 13, às 7h, na sede da administração. A inauguração do novo escritório da entidade será aberta a toda população.

Sair da versão mobile