12 de fevereiro de 2025
A entrega dos materiais começou na última segunda-feira, 10, beneficiando cerca de 1,3 mil alunos em oito unidades de ensino / Foto: Divulgação
Carlos Renato
ALPINÓPOLIS – A Secretaria de Educação da Prefeitura de Alpinópolis iniciou nesta semana a entrega de 1.484 kits escolares para os alunos da rede municipal. Com investimento de R$ 224,3 mil, os itens chegaram nas oito unidades de ensino na última sexta-feira, 7.
Segundo a secretária-adjunta de Educação, Rosimairy Carla de Deus e Silva, a previsão é beneficiar 1.351 alunos que estão matriculados da creche ao 5º ano do ensino fundamental, além de reservar materiais para aqueles que ainda vão renovar a matrícula.
Conforme aponta a secretária-adjunta, o kit distribuído é composto de acordo com o nível escolar, que inclui caderno de capa dura e de desenho, borracha, cola, lápis, lápis de cor, régua, caixa de canetinhas, tesoura, apontador, pincel, tinta guache, massinha de modelar, entre outros materiais.
“São kits com todos os materiais necessários para o uso escolar no ensino fundamental I, no 1º e 2º período e maternal, com o quantitativo variando em cada nível”, informa.
Segundo Rosimairy, a distribuição do material começou na última segunda-feira, 10, com o início do ano letivo e ação é importância para a qualidade da educação, igualdade de oportunidades e no combate à evasão escolar.
“A distribuição desses kits escolares para os alunos da rede de ensino em Alpinópolis é essencial para garantir igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade da educação. Com essa iniciativa, todos os estudantes, independentemente da condição financeira, recebem os materiais necessários para acompanhar as aulas e realizar as atividades”, ressalta.
“Além disso, ao terem acesso a recursos adequados, os alunos se sentem mais motivados a frequentar a escola, o que contribui para a redução da evasão escolar. Muitas famílias enfrentam dificuldades para arcar com os custos desses materiais, e essa ação ajuda a aliviar esse peso econômico”, aponta Rosimairy.
Para a secretária-adjunta, o fornecimento de itens como cadernos, lápis e lápis de cor também favorece a organização dos estudos e melhora o aprendizado, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e eficiente.
Segundo Rosimairy, a previsão é promover a entrega de uniformes, sem data confirmada, pois ainda estão sendo confeccionados.
De acordo com a prefeitura, a educação pública tem que ser para todos, de modo igual, possibilitando que o aprendizado seja inclusivo, democrático, equânime e que rompa as barreiras sociais, tornando-se atrativo e modernizador.
“Hoje nossas crianças têm quem preocupa e cuida delas com amor, responsabilidade e um olhar para o futuro. O que fará toda diferença durante toda a sua vida escolar”, aponta a administração.
Volta às aulas
Segundo a secretária-adjunta, para a preparação do início do ano letivo foram promovidas reuniões e palestras com o objetivo de preparar e qualificar os profissionais da área.
“Promovemos uma formação de primeiros socorros, da Lei Lucas, sobre a cosmovisão africana no Brasil, desenvolvimento integral da criança na primeira infância, psicomotricidade e a Educação Física na escola, fluência leitora, dentre outros conteúdos”, destaca.