ALPINÓPOLIS – Foi encerrado, na madrugada de domingo para segunda, o carnaval de rua promovido pela Prefeitura de Alpinópolis, denominado Ventafolia. Na avaliação dos organizadores, apesar da chuva que insistiu em cair nos dois primeiros dias, o evento foi um sucesso, marcando a retomada da folia na cidade com bom público, sem ocorrências policiais relevantes e trazendo lucro para os comerciantes locais.
O carnaval de rua de Alpinópolis voltou depois de 14 anos de interrupção. Com promoção da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo (Secult) e investimento de R$100 mil, o ‘Ventafolia’ teve início no final da tarde da última sexta-feira, e terminou na madrugada deste domingo para segunda.
O evento contou com bandas, trio elétrico, DJ, blocos com abadás, matinês para crianças e as tradicionais marchinhas. Foram três dias de folia. No dia 17 de fevereiro (sexta), a festa teve início às 17h e foi até pouco depois da meia-noite. No sábado, 18, começou com uma matinê, das 15h às 17h, e a programação adulta foi realizada das 17h às 24h. No domingo, 19, também aconteceu a matinê das 14h às 17h e a programação noturna, que foi até um pouco depois da meia-noite.
A organização contratou uma equipe especializada em segurança para garantir toda a tranquilidade aos foliões e contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil de Alpinópolis. Uma equipe de saúde também esteve de prontidão no local do evento, com médico, enfermeira e a uma UTI móvel.
No primeiro dia, mesmo com chuva, a população compareceu para abrir o VentaFolia 2023. O show ficou por conta da banda Os Babuu, embalando os clássicos do carnaval, do DJ Juninho Capooni e, na animação, o professor de dança Nando Ribeiro.
No segundo dia, o destaque ficou por conta dos blocos, que marcaram presença e coloriram a avenida, levando muita alegria e samba no pé, incluindo a apresentação da bateria do bloco Ratos da Meia-Noite. Em seguida foi a vez dos DJ JR e Juninho Capooni embalarem os foliões e, no encerramento, um show com a Banda Lisi.
O último dia teve início com a matinê, das 14h às 17h, seguida pela chegada dos blocos na avenida e a agitação do professor Nando Ribeiro. A programação noturna contou com a apresentação da Banda Karisma e o encerramento ficou a cargo do DJ Juninho Capooni.
O prefeito Rafael Freire, que marcou presença nos dois turnos dos três dias do Ventafolia, disse que quando pensou em trazer de volta o carnaval para Alpinópolis a intenção não era apenas fazer uma festa, mas sim fazer com que a cultura fosse celebrada em sua forma mais ampla, tomando as ruas e os espaços públicos. “Queria algo diferente. Algo para as crianças, os jovens, os adultos, os idosos. Para a família. Então pensei nos blocos, reunindo os foliões de acordo com a sua história, suas lembranças, seus significados”, declarou.
Outro ponto considerado importante pelo prefeito foi a movimentação da economia da cidade. “Movimentamos também a economia local. Do catador de latinhas, que tirou dali o seu sustento, ao barraqueiro com suas mercadorias, passando pela segurança, os cantores, DJs, sonoplastia, o comerciante que vendeu seus adereços, a costureira que produziu e customizou os abadás, enfim, havia ali toda uma cadeia produtiva se mantendo viva”, disse.
Rafael Freire concluiu enaltecendo o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário José Geraldo da Silva, o Zé Gê; e do adjunto Jean Carlos Lima dos Santos, assim como agradecendo os demais servidores que se empenharam da organização do evento. “Ao final, ficou a certeza de que tentamos fazer o melhor. A Secult trabalhou incansavelmente para que cada um tivesse o melhor carnaval possível. Marcamos um feito e trouxemos de volta não só o carnaval de rua, mas também a alegria e o sentimento de pertencimento a um povo. Valeu a pena todo esforço, dá trabalho, mas com uma equipe nota 10, sem exceção, fizemos um evento harmônico, de paz, sem bagunça e com muita alegria”, afirmou.