Carlos Renato
ALPINÓPOLIS – O município de Alpinópolis lidera o número de denúncias de supostas irregularidades em campanhas eleitorais registradas por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até esta terça-feira, 10, foram 52 denúncias, o que corresponde a 57,15% das 91 registradas nos 27 municípios da região.
O número leva em consideração as denúncias cadastradas a partir de 16 de agosto, quando foi publicada a portaria sobre a utilização do app. Desde então, a região registrou 91 denúncias eleitorais. Desde 16 de agosto, foram 3,3 denúncias por dia, sendo duas delas em Alpinópolis.
São Sebastião do Paraíso, com nove denúncias, aparece em segundo lugar no ranking de denúncias no aplicativo Pardal, seguido por Carmo do Rio Claro (oito) e Nova Resende (seis). Passos registrou cinco denúncias entre 16 de agosto e 10 de setembro.
Segundo o portal do aplicativo, 14 municípios da região ainda não tiveram nenhuma notificação de denúncia.
Conforme informações do aplicativo, em todo o estado já foram feitas 3.817 denúncias eleitorais, sendo 1.987 contra candidatos ao cargo de vereador; 1.144 contra candidatos a prefeito; 646 contra partidos políticos, coligações e/ou federações; e outras 44 denúncias contra candidatos ao caro de vice-prefeito.
O portal do aplicativo Pardal não disponibiliza os dados por município considerando quem é o denunciado.
Belo Horizonte (246 denúncias), Uberlândia (233) e Ribeirão das Neves (217) lideram em maiores notificações de denúncias eleitorais em Minas Gerais.
Como denunciar
De acordo com o TSE, o Pardal é um aplicativo de fácil acesso oferecido gratuitamente para que qualquer cidadão possa enviar denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais espalhadas por todo o país.
A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis, pelo download no Google Play ou na App Store.
Segundo o órgão, o eleitor pode denunciar casos de compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder político ou econômico, uso indevido de meios de comunicação e propaganda irregular. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Conforme ainda o TSE, compete ao Ministério Público Eleitoral a apuração de todas as denúncias recebidas no aplicativo.