Destaques Saúde

ALMG adere ao Novembro Azul pela prevenção do câncer de próstata

13 de novembro de 2023

Legislativo mineiro se ilumina de azul em campanha pela saúde do homem./ Foto: Divulgação.

BELO HORIZONTE – Para marcar a adesão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à campanha “Novembro Azul”, voltada para a promoção da saúde do homem, o Palácio da Inconfidência, sede do Parlamento estadual, será iluminado na cor azul até a próxima segunda-feira, 20.

Segundo a assembleia, a iluminação especial atende a requerimento do presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite, e integra o programa “Laços da Consciência”, que promove ações de conscientização sobre temas relacionados ao bem-estar dos mineiros.

Movimento

O movimento “Novembro Azul” nasceu há 20 anos, na Austrália, com o propósito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, em 2023, a campanha de mesmo nome é realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e tem foco especialmente no diagnóstico e na prevenção do câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens em todo o mundo.

Segundo o Inca, o câncer de próstata é também o segundo tipo de câncer mais comum na população de homens em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele do tipo não melanoma. No Brasil, estima-se que haverá 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no triênio 2023-2025. 

De acordo com o Inca, a idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, mais incidente em homens a partir da sexta década de vida. Também é elevado o risco para os que têm menos de 60 anos, mas com histórico familiar da doença. 

Exames

O Inca recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais rapidamente possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Atualmente, não há mais recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios desse procedimento. 

Caso o homem deseje realizar esses exames de rastreamento, deve ocorrer uma decisão compartilhada com o profissional de saúde, após orientação deste sobre todos os possíveis riscos.

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e que está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal tem como finalidade avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

Peso e alimentação

Para a prevenção do câncer de próstata, recomenda-se manter um peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de ocorrência da doença. Também é importante, para prevenção de doenças crônicas em geral, a adoção de hábitos saudáveis, como fazer atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.