Ícone do site Folhadamanha

ALMG abre inscrições para curso do Parlamento Jovem

BELO HORIZONTE – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abriu inscrições para os participantes do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2023. Os interessados já podem se inscrever no curso virtual “É você que faz política!”. As solicitações devem ser enviadas até o dia 24 de maio e a atividade ficará disponível até o dia 31 do mesmo mês.

Segundo a ALMG, a capacitação tem duração de seis horas e visa promover a reflexão sobre o termo “política”, sua função na organização da sociedade e o papel de cada cidadão no exercício político cotidiano.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Essa é a 19º edição do projeto, que terá como tema “Jovem e Mercado de Trabalho”.

De acordo com a ALMG, deve participam 153 cidades, sendo 46 ingressantes, divididas em 20 polos espalhados pelo estado.

Iluminação especial

A partir desta segunda-feira, 27, depois das 18 horas, o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), terá uma iluminação especial na fachada com as cores lilás, azul, verde e rosa, como uma ação de conscientização pelo Dia Mundial das Doenças Raras, oficialmente comemorado em 29 de fevereiro (em anos bissextos, sendo antecipada para dia 28 nos demais anos).

Segundo a ALMG, as cores são as da bandeira que representa as doenças raras. Criado pela aliança não-governamental sem fins lucrativos Eurordis-Rare Diseases Europe em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado em mais de 80 países com o objetivo de sensibilizar o público e políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias. No Brasil, a data foi instituída pela Lei 13.693, de 2018. 

São exemplos de doenças raras a Doença de Crohn, a esclerose múltipla, a fibrose cística; a hemofilia; o lúpus eritematoso sistêmico, entre outras. Existem mais de 6.000 doenças raras, que são crônicas, progressivas, degenerativas, incapacitantes e frequentemente ameaçadoras à vida. Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos.

Projetos sobre o tema

Estão em andamento na ALMG oito leis estaduais aprovadas instituíram benefícios para a vida dos mineiros com doenças raras, merecendo destaque as Leis 23.335, de 2019, que implementou o Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, e a 21.402, de 2014, que instituiu a Semana Estadual das Doenças Raras.

Fachada da ALMG durante a ação de conscientização pelo Dia Mundial das Doenças Raras./ Foto: Divulgação/ALMG.
Sair da versão mobile