LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO
Colhemos durante alguns anos vários pensamentos e conselhos em programas de televisão, jornais impressos, revistas e folhetos que fomos anotando e guardando.
De um programa de televisão na TV Câmara Federal em 04.11.2001, gravei ensinamentos do professor e filósofo Aloysio Ivo Urnaw. Ele, na época, era de Campinas, SP. A palestra tinha o título de “Vença o Medo e Conquiste a Autoconfiança. Há pensamentos e conselhos dele e outros anotados e que não posso garantir que sejam dele, não fiz a devida anotação. Vejamos os ensinamentos colhidos e com observações nossas.
“Conhece-te a ti próprio.” Sócrates, 400 anos a.C – Cada um de nós deve procurar conhecer, em toda a sua dimensão, a si próprio. Assim, será, com certeza, uma pessoa melhor em todos os sentidos. Devemos cultivar o ato de pensar. Pensar com a razão e não apenas com a emoção, ou com o coração como dizem. Julgo importante isso.
“Você tem, no mínimo, cinquenta qualidades” – Acreditamos que a pessoa parando um pouco para pensar, ela conseguirá relacionar até mais qualidades. Não é necessário que faça isso numa só tacada, pode levar alguns dias até. Em etapas, funcionará melhor.
“A sorte não depende do acaso. É aos corajosos que a sorte ajuda, já diziam os romanos em latim.” – Já vimos uma frase de um filósofo grego dizendo que a coragem é a principal qualidade do homem, pois é ela que faz nascer e prosperar as outras qualidades.
“O medo é o maior fabricante de fracasso.” – Acho até que este pensamento tem a ver com o anterior, pois o medo inibe a coragem. Por falta de coragem para enfrentar o medo, o resultado só pode ser o desânimo, a fraqueza e o consequente fracasso.
“De zero a cinco anos de idade a criança recebe cerca de quinhentas mil vezes a palavra ‘não’. É mais que uma lavagem cerebral. Já há crianças com depressão.” – Aqui, nós entramos no campo da educação infantil. Realmente, um assunto sério, sensível, vulnerável e digno de ser tratado com muito amor e carinho. O correto, acredito eu, é o ‘não’ na hora certa e sem criar traumas.
“É preciso ousar. Eu nunca vou conseguir matar, extinguir o medo. Agora, eu posso matar o medo de ter medo.” – Verdade! Voltamos ao assunto da coragem, pois ela será necessária para que consigamos matar o medo de ter medo. É fácil? Só com coragem!
“Tudo que está no plano da realidade, já foi sonho um dia.” – Esta frase citada pelo professor é de Leonardo da Vinci. Ela tem sentido. Tudo nasce de uma ideia, de um pensamento, de um sonho. Não significa ser apenas o sonho de quando dormimos, mas também, quando os temos acordados. É comum “sonhar acordado”!
“É melhor dar do que emprestar. Custa, praticamente, a mesma coisa.” – Aqui, o professor cita um provérbio árabe. Aliás, no nosso texto do dia 14.04.2024, abordamos o mesmo assunto no provérbio russo pesquisado pelo Frei Clarêncio Neotti, OFM: ‘Se estás cansado de um amigo, empresta-lhe dinheiro.’ Em certas circunstâncias, se for possível, é melhor dar e esquecer o assunto.
“Pensar bem é sábio, planejar é mais sábio e executar bem é o mais sábio.” – O professor cita para nós mais um provérbio árabe. Trata-se de um provérbio muito lógico mesmo. É preciso saber pensar, pensar corretamente, trata-se de ser sábio. Após pensar com sabedoria é preciso planejar com muita sabedoria, também! Ao executar, então, a sabedoria deve, realmente, prevalecer, pois o resultado da obra deverá, se não for perfeito, ao menos se aproximar da perfeição. Buscamos a perfeição, mas somos humanos!
“A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.” – Esta palavra, amor, acredito que seja a palavra de maior valor na nossa vida. Todos sonhamos, dormindo ou acordado. Planejamos uma vida boa, digna, justa, honesta, feliz e saudável. Mas que tudo isso não seja apenas para nós, não pode haver sentimento de egoísmo. Que tudo de bom seja para todos, pois o amor deve ser universal, para toda a humanidade. O amor constrói, realiza, produz frutos de primeiríssima qualidade.
Concluímos que, graças ao trabalho e sabedoria da humanidade, o mundo progride e melhora a vida no nosso planeta. Portanto, mãos à obra e sempre em frente. O mundo não pode parar, mesmo que esteja sempre ameaçado por culpa e parte dos próprios homens.
LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO, professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG, ex-professor do ensino comercial com reg. no MEC, formado no curso normal superior pela Unipac. E-mail: luizguilhermewintherdecastro@hotmail.com