Luciene Garcia
PASSOS – A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM), com o Ministério Público de Minas Gerais e outros órgãos, deve promover um evento na próxima semana (31 de maio) para discutir sobre temas que envolvem o Lago de Furnas e assinar a “Carta de Alfenas”.
Segundo a Alago, o evento, que ocorrerá no auditório da biblioteca central da Unifenas, terá início às 8h com credenciamento e abertura feita por autoridades como o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, do presidente da AMM, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, da presidente da Alago e prefeita de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes e do prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio.
De acordo com a Alago, após a abertura do evento será assinada a “Carta de Alfenas”, que firma a parceria e compromisso do Ministério Público e da Alago em defesa do Lago de Furnas. Em seguida está agendada uma palestra com o procurador-geral sobre a atuação do Ministério Público no ‘Mar de Minas’.
No período da tarde serão realizados os painéis de debates com diversos grupos de trabalho para a elaboração das diretrizes a serem incorporadas na “Carta de Alfenas”. Segundo a Alago, serão discutidos a regularização das intervenções no entorno do reservatório, a garantia dos usos múltiplos (cota 762), a qualidade da água e poluição hídrica pelo lançamento de esgoto não tratado e assuntos ligados ao licenciamento ambiental.
De acordo com os organizadores, diversas entidades e personalidades envolvidas na luta pelo desenvolvimento da região Lago de Furnas já confirmaram presença. O Presidente da União dos Empreendedores dos Lagos de Furnas e Peixoto (Unelagos), Thadeu Alencar, associação parceira da Alago e apoiadora do evento, manifestou nas redes sociais sobre a importância do encontro. “Parabéns à diretoria da Alago e a todas as entidades e órgãos públicos envolvidos! A Unelagos estará presente!”.