Ícone do site Folhadamanha

“Ainda estou Aqui” é indicado a três premiações no Oscar; Filmes na Globo

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” teve três indicações ao Oscar, como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Já na programação dos filmes de hoje, confira no canal Globo / Foto: Divulgação

Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou ontem, os indicados à 97ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. A lista foi anunciada durante uma cerimônia transmitida ao vivo, com a participação dos atores Bowen Yang e Rachel Sennott. E o Brasil está presente, destacando-se com a indicação do filme dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, que concorre a três prêmios, de Melhor Filme, marcando a primeira vez que um longa brasileiro alcança essa categoria, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres recebendo a indicação por sua atuação.

O filme, que no Globo de Ouro foi indicado para Melhor Filme de Língua Não Inglesa e ganhou a premiação de Melhor Atriz com Fernanda Torres, foi agora indicado a três prêmios, criando grande expectativa nos brasileiros. Fernanda agora se iguala a sua mãe, Fernanda Montenegro, como as únicas duas atrizes brasileiras a serem indicadas ao Oscar de Melhor Atriz.

Para o Brasil, essas indicações são motivo de comemoração tanto quanto o resultado, já que o filme narra acontecimentos da Ditadura Militar, fatos dolorosos na história do nosso país, fatos esses que sempre devem ser lembrados para que jamais se repitam. E ver o reconhecimento mundial sobre essa obra é muito importante para todos os brasileiros.

A cerimônia do Oscar ocorrerá no dia 2 de março, um domingo, com apresentação de Conan O’Brien. A lista completa de indicados inclui filmes e profissionais de destaque em várias categorias, como Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz. Entre os indicados ao prêmio de Melhor Direção, estão nomes como Sean Baker, Brady Corbet, James Mangold, Jacques Audiard e Coralie Fargeat.

Na categoria de Melhor Ator, competem Adrien Brody, Timothée Chalamet, Colman Domingo, Ralph Fiennes e Sebastian Stan, enquanto as atrizes indicadas incluem Cynthia Erivo, Demi Moore, Karla Sofia Gascon, Fernanda Torres e Mikey Madison. Já na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, Yuri Borisov, Kieran Culkin, Edward Norton, Guy Pearce e Jeremy Strong estão na disputa, enquanto Monica Barbaro, Ariana Grande, Felicity Jones, Isabella Rossellini e Zoe Saldaña concorrem ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Entre os outros destaques da lista, o Brasil também figura na categoria de Melhor Filme Internacional, concorrendo com “Ainda Estou Aqui” ao lado de produções da Dinamarca, França, Alemanha e Letônia. Já na categoria de Melhor Roteiro Original, filmes como “Anora”, “O Brutalista”, “A Verdadeira Dor”, “Setembro 5” e “A Substância” disputam a premiação, enquanto na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, concorrem “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys” e “Sing Sing”.

Outras categorias também prometem fortes disputas, como Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem, com títulos como “Divertida Mente 2”, “Memoir of a Snail”, “Black Box Diaries” e “I Am Ready, Warden” entre os indicados. As produções também estão bem representadas nas categorias de Trilha Sonora, Efeitos Visuais, Maquiagem e Cabelo, Fotografia e Figurino.

Globo

Hoje, às 15h25, a Globo exibe “Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba”, dirigido por Shawn Levy. A produção, estrelada por Ben Stiller, Steve Coogan, Ricky Gervais, Dan Stevens, Robin Williams e Owen Wilson, segue a história de Larry, que descobre que a peça mágica que faz os objetos do museu ganharem vida está começando a se danificar. Com isso, todos os itens e personagens correm o risco de perder suas animações para sempre.

Já para a madrugada, às 2h50, a Globo exibe “Os Perdedores” , dirigido por Sylvain White. Este filme de ação, que reúne um elenco formado por Chris Evans, Columbus Short, Idris Elba, Jeffrey Dean Morgan, Zoe Saldana e Óscar Jaenada, acompanha um grupo de elite das Forças Especiais dos EUA. Os soldados são enviados a uma missão na selva boliviana, onde enfrentam uma série de desafios inesperados enquanto tentam cumprir sua missão de busca e destruição.

Sair da versão mobile