Agronegócio Destaques

Stabucks inaugura centro de apoio ao agricultor em Varginha

20 de agosto de 2021

o objetivo da unidade é levar o compromisso da empresa aos produtores de café do brasil./ Foto: Reprodução.

VARGINHA – A Starbucks inaugurou em Varginha seu primeiro centro de apoio ao agricultor no Brasil. Essa é a décima unidade que a empresa possui no mundo e a segunda na América do Sul. A unidade tem por objetivo levar aos produtores de café do Brasil o compromisso da empresa com o fornecimento de produtos de forma responsável.

“A inauguração do Starbucks Brazil Farmer Support Center representa um marco importante nos investimentos contínuos da Starbucks nas comunidades produtoras de café. Acreditamos que o conhecimento que acumulamos desempenhará um papel significativo em nossos esforços para elevar a cadeia de abastecimento da cafeicultura no Brasil e no mundo”, disse em nota Alfredo Nuno, diretor do Global Farmer Support Centers e Hacienda Alsacia da Starbucks.

O novo centro também será a base do programa C.A.F.E. Práticas, que verifica e qualifica se os fornecedores da empresa estão seguindo os critérios econômicos, sociais e ambientais de produção. A ideia é que um número maior de produtores possam ser treinados de forma a fazer parte da lista de fornecedores.

“A presença física da Starbucks por meio do novo Centro de Apoio ao Agricultor do Brasil permitirá conversas mais diretas, oportunas e no campo com os muitos agricultores de nossa cooperativa”, disse Lucio Dias, diretor da Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé. “Esperamos fortalecer nosso relacionamento com a Starbucks e trabalhar juntos para promover nosso objetivo mútuo de produzir café de alta qualidade, que cumpra os dois critérios C.A.F.E. Práticas e regras e regulamentos locais de forma sustentável”.

Globalmente, desde a abertura do primeiro Centro de Apoio ao Agricultor da Starbucks em 2004 na Costa Rica, a empresa treinou mais de 200.000 agricultores por meio do programa.