Agronegócio Destaques

Minas é responsável por quase metade da produção de café na safra 2021

8 de novembro de 2021

Foto: Arquivo FM.

O estado de Minas Gerais é responsável por quase a metade da produção de café na safra 2021, mantendo o título de maior produtor nacional do produto. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas neste ano, o equivalente a 46% da safra em todo o país. Além dos números, este protagonismo ainda será representado como sede da Semana Internacional do Café, que volta ao Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de novembro,

O café é cultivado em 451 municípios de Minas em uma área de 1,3 milhão de hectares. De todo o montante produzido no estado, o do tipo arábica responde por aproximadamente 99%. Outro dado que impressiona é a quantidade de países na lista de exportação. São mais de 80, incluindo China, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão entre os maiores compradores. Tamanho interesse pode ser justificado pela qualidade e diversidade do produto na região.

O Governo de Minas, por meio da Seapa e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig, IMA), executa diversos programas na cafeicultura, com foco na qualidade, sendo um deles o Certifica Minas Café, um selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental. Por meio dele, os cafeicultores são orientados na adequação das propriedades às boas práticas de produção em todas as fases da atividade, atendendo normas reconhecidas internacionalmente. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação.