Agronegócio

Agronegócio

24 de junho de 2023

Denise Bueno

Empreendedor

“Eu não trabalho para fazer mais ou menos, trabalho para fazer o melhor que posso”. A frase é de José Coelho Vítor, o José Cabo Verde (Revista Terra Boa Agronegócios), que nos deixou em 2023, aos 91 anos. Pecuarista e grande administrador, fez o melhor que pode e deixou a sua marca nas Fazendas Santa Luzia, União, São José do Can Can e Santa Lucia. Foi um dos primeiros a enxergar o potencial da raça Girolando e o primeiro a apostar nesse cruzamento no município de Passos. Apostou no Girolando e produziu muito leite, uma das marcas da fazenda Santa Luzia, mas também investiu em suínos, café, milho, nas raças Gir Leiteiro (sua paixão), Nelore, Tabapuã. Deixou sua contribuição em várias entidades, entre elas o SinRural e Casmil. A Expass Agro 2023 (Feira Agropecuária do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos) o homenageia pelo seu grande legado, agora conduzido pelos filhos e netos.

Expass Agro

As exposições agropecuárias de Passos registraram grandes marcas ao longo dos últimos 75 anos. Em 1943, começou grande, na Praça do Rosário, e atraiu produtores de toda região. Passou pelas transformações do tempo, mostrou a força do Zebu, criou um parque de exposições e sempre buscou fortalecer e ampliar as condições da pecuária.
Nos dias 29 de junho a primeiro de julho de 2023, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, a exposição reúne máquinas, implementos, financiamentos, negócios, animais, Torneio Leiteiro e novidades para os produtores rurais de toda região conferirem o que há de novo para o setor. Aproveite para reciclar, conhecer novas tecnologias e encontrar velhos e novos amigos.

Grande Torneio

O fortalecimento do agro e o reconhecimento daqueles que atuam no setor é prioridade para o SinRural. Na edição 2023 do Torneio Leiteiro, os prêmios são dois carros zero km e uma moto, para as categorias Gir Leiteiro, Torneio Aberto e Bubalinos. Os prêmios, um carro e uma moto são patrocinados pelo SinRural, o segundo carro, pelo seu presidente, Darlan Esper Kallas.

Promete

A competição começa na segunda-feira, dia 26, com a primeira ordenha às 14h. Na disputa animais vencedores da Megaleite e do Torneio Leiteiro da Expozebu. Fazendas de São Paulo e Minas participam da competição.

Banana

Delfinópolis continua a todo vapor produzindo muita banana. O município é o segundo maior produtor de banana de Minas Gerais. Entre os dias 31 de maio a 04 de junho, a Adelba (Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região) reuniu o mercado do setor na 5ª Feira da Banana, que a cada ano ganha mais corpo, mais peso e é claro, mais empresas participantes. Aliás, os números do município impressionam. Além da banana garantir o segundo lugar no ranking estadual, a soja levou o município ao patamar de maior produtor do Sul de Minas com 15.300 há de área plantada. Os dados são da Emater.

DENISE BUENO é jornalista. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com