Agronegócio Destaques

Embrapa realiza evento sobre uso eficiente de fertilizantes em Passos

14 de julho de 2022

A caravana tem o objetivo de tornar o uso dos fertilizantes e insumos de campo mais eficientes./ Foto: Divulgação.

PASSOSA Caravana Embrapa esteve, no último dia 6, em Passos. Segundo informações da Embrapa, a comitiva percorre as regiões de maior concentração de produção, consideradas polos agrícolas do País, para estabelecer um diálogo dos setores de pesquisa com o agronegócio e, assim, customizar soluções tecnológicas para cada região conforme a demanda.

O objetivo dessa caravana é tornar mais eficiente o uso dos fertilizantes e insumos no campo. Para isso, são apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo e de plantas para melhor aproveitamento das adubações. Os conteúdos técnicos foram organizados em cinco módulos: Planejamento Agrícola, Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes, Novos Fertilizantes e Insumos, Manejo de Precisão e Manejo para Sustentabilidade.

Nas duas cidades, os eventos foram coordenados por Derli Prudente Santana e Frederico José Evangelista Botelho, colaboradores da Embrapa Milho e Sorgo. “A caravana busca apoiar tecnologicamente o agronegócio na superação da crise dos insumos agropecuários e mitigar os riscos da dependência externa de fertilizantes, por meio das capacitações, da troca de conhecimento e da disponibilização de tecnologias sistematizadas para o agricultor brasileiro”, disse Prudente. Para descrever os objetivos da caravana, ele apresentou uma palestra de contextualização da ação.

A caravana foi realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), no pela manhã. Os convidados foram recebidos pelo presidente do sindicato Darlan Esper Kallas, e por representantes dos parceiros do evento. Segundo informações da Embrapa, Kallas disse que a região de Passos tem uma produção agrícola bastante diversificada, incluindo grãos como milho, soja, trigo, e o café de alta qualidade. A produção de leite é de 750 mil litros por dia.

“Temos a Embrapa como uma empresa extremamente competente, organizada e produtiva. Estamos aqui abertos para receber as orientações. Parabéns a Passos que está recebendo esta etapa da caravana. É muito importante para nós, para os produtores, e acredito que na hora que nós sairmos daqui deste encontro nós vamos sair bem maiores do que quando entramos”, disse Kallas.

Alternativas são importantes para reduzir dependência externa de insumos, diz Coelho

Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg  disse que sua instituição está ao lado do produtor e da produtora rural e é uma grande parceira desta caravana junto ao SinRural.

“Um propósito de levar conhecimento, informação e tecnologia para subsidiar o aumento de produtividade, de renda, e, principalmente, para construir um agro cada vez mais forte e sustentável. As alternativas apresentadas durante o evento são muito importantes para a redução da dependência de insumos externos”, disse  Coelho.

O produtor rural Paulo Sérgio Soares apresentou a palestra “Agronegócio Regional”, com uma análise de municípios da região: Delfinópolis, Passos, São João Batista do Glória, Carmo do Rio Claro, Pratápolis, Cássia, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e Itaú de Minas. Esta área apresenta pluviosidade média de 1.288 mm e temperatura média de 21,5 °C. O tipo de solo é Latossolo misto, e as principais atividades agrícolas da região envolvem a produção de cereais e de cana, a cafeicultura, pecuária de leite e de corte e fruticultura.

Na região, de acordo com o produtor, o plantio da safra de verão ocorre em outubro e novembro. Safrinha de milho é em fevereiro; sorgo e trigo são plantados em março. Outras coberturas de solo que estão sendo implantadas são a aveia e o milheto.

Nossa região tem muitos produtores altamente tecnificados e muitos pequenos produtores que estão se desenvolvendo. Hoje, cerca de 90% dos produtores usam os fertilizantes químicos convencionais, 3% a 5% usam os organominerais, e 10% usam, além do  calcário, outros  remineralizadores de solo”, enumerou.

Para finalizar, Soares ponderou que existem desafios como clima e custos de produção. Mas existem também oportunidades. “Bom momento de preço das commodities, uso de remineralizadores e de insumos biológico e plantio do trigo são fatores positivos”, descreveu.

O produtor destacou a importância da presença da Embrapa na região, as contribuições que a instituição deu para o avanço da produção agropecuária, e reforçou o reconhecimento nacional e mundial da Empresa.

O estudante Marco Túlio de Carvalho Freitas e seus colegas de turma do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Minas Gerais, polo Passos, compareceram ao evento e ficaram muito agradecidos por participarem.

“Foi maravilhosa a caravana, vimos muitos produtores tirando dúvidas, muitos especialistas da Embrapa conversando com a gente sobre os problemas que são comuns e mostrando as soluções”, expressou Freitas.

O plantio da safra de verão deve acontecem em outubro e novembro, nas cidades da região./ Foto: Reprodução.