Ícone do site Folhadamanha

AGRONEGÓCIO – DENISE BUENO

Foto: Reprodução

Feira da Banana

O município de Delfinópolis sedia a 6ª Feira da Banana, que se encerra neste sábado (15\06). Organizada pela Associação dos Produtores de Banana – Adelba – e Sicoob Sarom, a programação incluiu palestras, dia de campo, mesas redondas, exposição de máquinas, equipamentos, insumos, serviços e artesanato. Expositores ouvidos pela reportagem afirmaram que a Feira superou expectativas.

Variedades

Os produtores puderam conhecer na Feira os novos genótipos de bananas e plátanos desenvolvidos pela Embrapa, assim como uma nova variedade de banana prata com melhores características agronômicas.

Delfinópolis

A história da banana de Delfinópolis começou em 1993, como uma alternativa ao cultivo do café. Da iniciativa de nove produtores, Emater e prefeitura, aproximadamente 20 hectares foram plantados. Algumas características do município – clima, solo, disponibilidade de água para irrigação e proximidade de grandes centros consumidores – favoreceram a atividade. Assim, de um modesto início, a cultura se tornou o principal componente da agropecuária municipal, que também é grande produtor de soja (o maior no Sul de Minas), milho, cana, leite e carne. O município é hoje o segundo maior produtor de bananas do Estado. A produção estimada para este ano é de 82.000 toneladas, com valor aproximado de R$ 230.000.000,00. Ao longo da cadeia de distribuição, este valor é multiplicado por três. (dados do engenheiro agrônomo Sávio Marinho). Aproximadamente 1.500 pessoas trabalham diretamente nas lavouras, sem contar os empregos indiretos que vão desde funcionários de escritórios a prestadores de serviços no campo e profissionais especializados do setor.

Quintal do Glória

Semana agitada na queijaria da Nilseia e Renato, em São João Batista do Glória. Eles receberam a visita do vice-governador, Professor Mateus, do secretário de turismo Leônidas Oliveira, do deputado Cássio Soares e mais dirigentes do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. Também já está no canal do YouTube do Eduardo Pádua, a gravação feita por lá mostrando a produção do leite ao queijo. Quem ainda não conhece o queijo da Quintal do Glória, precisa conhecer.

Queijo de Casca Florida

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, anunciou a publicação do regulamento da produção do Queijo de Casca Florida Natural, durante o Festival do Queijo Minas Artesanal, que acontece na Expominas, em BH, de 13 a 15 de junho. A conquista é resultado de um árduo trabalho conjunto entre o Sistema Faemg Senar, o IMA, produtores e pesquisadores. No dia 13, durante o evento aconteceu o encontro “Mulheres do Queijo”, com produtoras de todo Estado.

DENISE BUENO jornalista especialista em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com

Sair da versão mobile