Ícone do site Folhadamanha

AGRONEGÓCIO – DENISE BUENO 

Foto: Reprodução

Silagem de A a Z  

O Laboratório Ilana e parceiros realizaram em Passos evento de capacitação para produtores de leite e técnicos do setor para falar sobre todas as questões que envolve a  produção de uma boa silagem. O evento reuniu palestrantes importantes do setor como Dimas Cardoso, Rafael Amaral, Thiago Bernardes e Alan Santana. A capacitação, que reuniu produtores e técnicos de várias regiões de Minas Gerais e outros estados, discorreu sobre o manejo de lavouras de milho e sorgo para silagem de alto padrão, inoculantes, fermentação, vedação e é claro boa qualidade da alimentação do rebanho e a gestão de todo esse processo.  

Leilão 

A Fazenda Luzia realiza neste sábado o seu tradicional leilão que está na sua 24ª edição.  O Leilão virtual vai oferecer genética de grandes linhagens com 80 vacas em início de lactação. A transmissão será pela Remate Web e a organização da Programa Leilões. 

Abertura de Safra 

A Abertura de Safra 2025 da Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo chega a sua quarta edição. O evento  realizado ontem, 25 de abril, na propriedade de José Gervásio e Bianca, no período da manhã, é destinado a celebração da data e marcado com um café da manhã especial para produtores e prestadores de serviços.  

Expozebu 

A Associação dos Criadores de Zebu abre oficialmente neste sábado, dia 26, a 90ª Exposição da raça que marcou o desenvolvimento da pecuária de corte no Brasil. Com programação especial para celebrar a data, a expectativa é superar as marcas do evento de 2024. O Presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid, ressalta que a vitrine da pecuária nacional merece ser marcante este ano. “São nove décadas de muito trabalho dos criadores de Zebu e de muito empenho da ABCZ para mostrar ao mundo a qualidade do nosso rebanho, da carne e do leite que produzimos. O Zebu é a peça principal dessa engrenagem potente que se tornou a pecuária brasileira”, finaliza. 

Peixes 

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) considera imprudente a decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em revogar a suspensão da importação de tilápia oriunda do Vietnã. A importação havia sido suspensa pelo governo brasileiro por meio do Despacho Decisório nº 270, de 9 de fevereiro de 2024, publicado no Diário Oficial da União em 14 de fevereiro de 2024, com base em alertas sanitários feitos por esta entidade sobre a presença do vírus TiLV – uma enfermidade infecciosa e altamente contagiosa entre os peixes – além de práticas industriais que não atendem às normas sanitárias brasileiras. A revogação dessa suspensão, formalizada por meio do Despacho Decisório nº 379, de 23 de abril de 2025, revertendo a suspensão, desconsidera os riscos sanitários apontados anteriormente e ocorre em meio a tratativas comerciais entre os governos do Brasil e do Vietnã. A reversão da medida, sem garantias de que tais riscos tenham sido plenamente mitigados, representa uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores brasileiros.  

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com 

Sair da versão mobile