Ícone do site Folhadamanha

AGRONEGÓCIO – DENISE BUENO

Foto: Reprodução

Lista suja

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou na quarta-feira (9) a atualização do Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, conhecido como “Lista Suja”. Minas Gerais lidera a lista com 21%, entre os 745 nomes divulgados. As atividades com maior número de inclusões nesta edição foram: criação de bovinos (21); cultivo de café (20); trabalho doméstico (18); produção de carvão vegetal (10); e extração de minerais diversos (7).

Vale lembrar que, depois que o nome do empregador é incluído no Cadastro, ele permanece publicado por dois anos, conforme o art. 3ª da Portaria Interministerial que regula a lista. O Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores à condição análoga à de escravo existe desde 2003 e é regulamentado atualmente pela Portaria Interministerial nº 18, de 13 de setembro de 2024. Informações completas no site do Ministério do Trabalho.

NR31

A colheita do café começa nesse mês de abril em vários municípios. O Podcast do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, o Agro PodSin, tem abordado nos seus episódios semanais temas importantes e relevantes para os cafeicultores. Na última quarta-feira o debate foi sobre a NR 31, a Norma Regulamentadora que tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho rural, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades do setor com a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. Participaram do episódio a advogada e produtora rural Lilia Oliveira, o técnico em segurança do trabalho e instrutor do Sistema Faemg Senar, Juscelino Fernandes e Marcelino Rodrigues, do depto pessoal do Sindicato. O episódio pode ser conferido no canal do SinRural no YouTube, @SinRural Passos.

Feira de Negócios

O Sicoob Credicarmo e empresas parceiras realizaram nos dias 9,10 e 11 de abril a Feira Mais Negócios em Carmo do Rio Claro. Na sua terceira edição, o evento levou empresas do agronegócio para a facilitação de negócios com linhas de crédito disponíveis e especiais para a compra de equipamentos e serviços. O evento aconteceu na Praça Dona Maria Goulart, centro da cidade.

Fundação Procafé

A Fundação Procafé divulgou as datas dos Dias de Campo 2025, que acontecem nos municípios de Boa Esperança (MG), Franca (SP) e Varginha (MG). As atividades começam no dia 16 de abril, em Boa Esperança, seguem para Franca, no dia 23 de abril e encerram com a edição de Varginha, marcada para os dias 21 e 22 de maio. “A proposta é aproximar o produtor rural da pesquisa, permitindo que ele veja na prática os resultados dos estudos desenvolvidos pela Fundação. São eventos técnicos, mas acessíveis e voltados à realidade do campo”, explica o pesquisador e engenheiro agrônomo Marcelo Jordão.

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com.

 

Sair da versão mobile