4 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Leilão Solidário
Neste domingo, dia 03 de novembro, a partir das 12h, acontece o 16º Leilão Solidário em prol do Hospital Regional do Câncer, no Espaço Tropeiro, Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, em Passos. A iniciativa é liderada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Passos e conta com o apoio dos produtores do município e região, tanto na doação como no arremate dos animais. O leilão é presencial, com transmissão online pela Multipix, na plataforma do Youtube. A meta é superar os números de 2023 quando foram arrecadados R$ 817.940,00. Participe!
Conquista
A Fazenda Reunidas ACP Agronegócios, de Carmo do Rio Claro, divulgou esta semana, na sua rede social, a conquista da marca de produção de 60 mil litros de leite em um dia. Na mensagem o agradecimento aos colaboradores e parceiros. A ACP é uma das maiores produtoras de leite do país e trabalha, também, com fazendas certificadas para o leite A2A2.
Agricultura sustentável
O produtor Jonadan Ma, da Fazenda Boa Fé, em Conquista\MG, recebeu esta semana a visita do escritor e jornalista Christopher de Bellaigue, que está no Brasil para conhecer e conferir as práticas de produção agropecuária do plantio direto, base para a agricultura sustentável, conservacionista e regenerativa. Na sua rede social, Jonadan destacou que o jornalista vai escrever um livro e está no Brasil investigando a disseminação e o sucesso da agricultura de conservação no país e as lições que ela pode dar para o resto do mundo.
Brete
Lucas Gomes Vilela, 20, é o competidor de Carmo do Rio Claro que se destacou na Copa Bulls 2024 de Rodeio em Touros. Lucas, que participa de rodeios desde 2019, ficou em 5º lugar e garantiu o prêmio de uma moto zero km. Com as classificações conquistadas em 2024, ele teve o privilégio de participar, também, da arena de Barretos. Como profissional segue o sonho das grandes arenas de rodeio do Brasil e porque não do mundo. Sucesso Lucas.
Polêmica
A semana foi marcada pela polêmica envolvendo a Danone e a compra e soja de produtores brasileiros, com declarações da empresa e de entidades que representam os produtores rurais. A Danone, na sua página oficial, publicou uma declaração que diz: “Lamentamos as informações incorretas que circulam sobre a Danone e a origem da soja brasileira. Confirmamos que a Danone continua comprando soja brasileira, em conformidade com as regulamentações locais e internacionais”. Já no site da Aprosoja, que também se manifestou, tem a declaração: “A recente divulgação de uma notícia informando que a multinacional Danone está deixando de adquirir a soja brasileira para formulação de seus produtos alegando desrespeito à legislação europeia é uma demonstração de desconhecimento ao processo produtivo no Brasil e um ato discriminatório contra o Brasil e sua soberania”. Textos completos no site https://corporate.danone.com.br e https://aprosojabrasil.com.br/
DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com