Ícone do site Folhadamanha

AGRONEGÓCIO – DENISE BUENO

Foto: Reprodução

Doce de Leite

O Dia 11 de Outubro é destinado a comemoração do doce de leite, essa iguaria produzida de norte a sul do país. Um dos bons exemplos é o doce de leite de Viçosa, fabricado no Laticínio Escola da Funarbe, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Eleito dez vezes o melhor doce de leite do Brasil, o produto ganhou reconhecimento oficial em 2021, quando foi considerado de relevante interesse cultural para o estado de Minas Gerais. Já em 2023, a cidade de Viçosa, localizada na Zona da Mata, foi agraciada com o título de Capital Estadual do Doce de Leite, reforçando ainda mais a sua tradição e importância. Minas Gerais se destaca não apenas por ser o maior produtor de leite do país, mas também como o principal responsável pela produção desse derivado, essencial na cultura mineira.

Mercado Internacional

Na quinta-feira (10), o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, reuniu-se com profissionais da imprensa para apresentar as expectativas e projeções de sua gestão. Durante o encontro, Rua destacou que seu foco será o fortalecimento das relações comerciais do Brasil no mercado internacional, com o objetivo de gerar mais oportunidades para os produtores rurais brasileiros. “Vamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito. Uma das principais diretrizes passadas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é que continuemos avançando na abertura e ampliação de mercados, além de manter os que já estão consolidados. Seguiremos com uma agenda muito intensa”, afirmou Luís Rua.

Antidesmatamento

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) realizou, no dia 09 de outubro, o primeiro de uma série de encontros que pretende discutir os desafios a serem enfrentados pela cadeia de valor da pecuária no Brasil com a iminente vigência da lei europeia antidesmatamento. O debate online, intitulado Diálogo Inclusivo – Desafios da cadeia de valor da pecuária para atender ao EUDR, reuniu diferentes elos do setor, na busca de soluções inovadoras e melhor entendimento de como a cadeia pode se estruturar para atender aos requisitos do regulamento. Inicialmente prevista para entrar em vigor no dia 30 de dezembro de 2024, a Regulamentação Antidesmatamento da União Europeia (EUDR, na sigla em inglês), vai passar a valer em 30 de dezembro de 2025.

Agro PodSin

O prefeito de Passos, Diego Oliveira (PSD), reeleito para a gestão 2025\2028 e o seu vice-prefeito, Maurício Silva (PP) participaram na última quarta-feira do podcast do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos. No episódio, eles apresentaram as ações que serão tomadas para a solução dos problemas nas estradas rurais. Sobre o futuro, Diego disse que Passos será uma das cidades mais prósperas de Minas Gerais e Maurício enfatizou que Passos será uma cidade de oportunidades.

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail:

denisebueno.folha@gmail.com

Sair da versão mobile