Educação
O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos e o Sistema Faemg Senar lançaram ontem, (19\04), o projeto Realidades do Agro. O novo trabalho com foco na educação tem como proposta levar alunos do 3º ano do Ensino Médio, da rede de ensino em Passos, para conhecer a realidade do campo, proporcionando uma imersão na cultura e práticas agrícolas da região. A primeira fazenda visitada foi a Santa Isabel do produtor Luiz Carlos Vasconcelos, cuja área de produção é a pecuária leiteira. O primeiro colégio a participar da ação foi o Imaculada Conceição (CIC).
A proposta do Sindicato Rural é promover a interação entre a zona urbana e rural, construindo pontes e proporcionando aos alunos a compreensão da importância da agricultura brasileira, vivência no campo, os pilares da sustentabilidade e a vocação para o agronegócio. O presidente do Sindicato, Elder Reis Mais, destacou a importância do projeto para desmistificar os “preconceitos” com o produtor rural e destacou a importância do agronegócio e do Brasil na produção de alimentos para o mundo. O prefeito Diego Andrade, que participou do lançamento, reafirmou que somente a educação transforma uma sociedade.
Prêmios
Os alunos conheceram a realidade de produção do campo à mesa. No lanche oferecido aos alunos, os queijos da produtora Lilita Vasconcelos, premiados no 3º Mundial do Queijo realizado em São Paulo neste mês de abril, foram apresentados para degustação. Lilita ganhou medalha de ouro para o chancliche e de bronze para o Melba.
Oficinas
Os alunos participaram de oficinas sobre o processo produtivo da fazenda como manejo de ordenha e qualidade do leite, criação de bezerras, compost barn, plantação de milho e reserva de mata nativa. As oficinas foram ministradas pela instrutora do Sistema Faemg Senar, parceira do evento, Juliana Rosa da Silva.
Vivências
A vivência no campo será traduzida em trabalhos escolares sobre a realidade do agro através de redações, criação de blogs e concurso de fotografia. A competição seguirá por escolas da cidade e os vencedores de cada colégio participante concorrerão no final a uma premiação.
Vestibular
Para a aluna Sofia Soares Esper, que vai prestar vestibular para medicina veterinária, a vivência veio para confirmar a sua escolha profissional e a aptidão que espera ter para trabalhar com animais de grande porte. Já o aluno Rafael Herculano Ferreira, que tem vivência em fazenda produtora de leite, e vai prestar vestibular para agronomia, o projeto é muito importante para ampliar conhecimentos.
DENISE BUENO, jornalista especialista em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com