Agronegócio

AGRONEGÓCIO / DENISE BUENO

24 de agosto de 2024

Foto: Reprodução

Trabalho no Campo

Um evento na última terça-feira, no auditório da Cooxupé, em Guaxupé, reuniu lideranças da cafeicultura, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deputados, instituições, presidentes de sindicatos rurais, produtores e trabalhadores rurais para a Assinatura do Termo de Adesão ao Pacto pela Adoção das Boas Práticas Trabalhistas e Garantia de Trabalho Decente na Cafeicultura Brasileira.

Organizado pelo Ministério do Trabalho, com a Cooxupé como anfitriã, o evento teve como foco a promoção de um ambiente de trabalho digno e seguro na cadeia produtiva do café no Sul de Minas Gerais. Durante a cerimônia, uma mesa de diálogo, mediada pelo auditor fiscal, Luiz Henrique, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do TEM, discutiu os desafios enfrentados pelos cafeicultores durante a contratação temporária na colheita, e levados ao Ministro do Trabalho pelos deputados da região, o que gerou a apresentação de soluções para a implementação de práticas trabalhistas  no setor.

Soluções

O Ministro, Luiz Marinho, enfatizou a importância do evento e a ampliação do debate em busca de soluções para todos os lados da cadeia produtiva e o impacto positivo que as iniciativas discutidas em Guaxupé poderão ter em outras regiões do Brasil. Marinho destacou alguns problemas enfrentados e apresentou soluções para as próximas safras.

“Nós queremos que a nossa experiência em Guaxupé energize outras regiões do país, para virarmos esta página e resolver algumas lendas que ainda existem e aperfeiçoar o processo. Hoje, os trabalhadores que têm o Bolsa Família não perderão os seus benefícios ao serem contratados. Não há problema com a troca de dias entre produtores rurais. Nós queremos estabelecer uma relação de maturidade, onde haja liberdade em dialogar”, afirmou Marinho.

Participaram da mesa de mediação: Cooxupé, Emater\MG, Conselho Nacional do Café. deputados federais, deputado estadual, Organização Internacional do Trabalho, Procurador do Trabalho, IFSul de Minas, Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Trabalhadores Rurais Assalariados (Contar), Centro de Excelência em Cafeicultura da Federação da Agricultura de Minas Gerais, Auditor Fiscal.

Sindicatos

Presidentes de Sindicatos Rurais da região também participaram do evento como Cássio Carvalho Júnior, de Carmo do Rio Claro;  Ronaldo Ferreira Cardoso, de Nova Resende; Elvira Alice, de Alfenas; José Eduardo Nunes de Souza, que também preside a Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (ASSUL) e Elder Maia dos Reis, de Passos.

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com