Agronegócio

AGRONEGÓCIO / DENISE BUENO

3 de agosto de 2024

Foto: Reprodução

ITR

O prazo para a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), referente ao exercício de 2024, começa no dia 12 de agosto e vai até 30 de setembro. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta para que o produtor rural fique atento ao prazo para evitar multas.

Agro.BR

Foi realizada nesta semana em Passos, a “1ª Rodada de Negócios de Cafés Commodity e Cafés Especiais 100% Arábica” do programa Agro.Br. O encontro foi promovido pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos para fomentar a exportação de café na região. O Agro.BR é um projeto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, cujo objetivo é fomentar a exportação em diversos segmentos do agronegócio. “O objetivo é fazer o link direto entre os produtores, cooperativas, associações, grandes produtores de cafés com compradores internacionais. Nesse período, nós trouxemos compradores do Líbano e da Arábia Saudita e vamos tentar fechar negócios da safra 24/25”, explicou o consultor do Agro.Br Paulo Campos, responsável pela ação.

Camponesa das Águas

A Terceira Feira de Economia Feminina das Águas acontece neste domingo, 04 de agosto, no Centro Comunitário das Águas, em Passos.  O evento. organizado pelas produtoras do bairro, oferece comidas típicas, doces tradicionais, quitandas e artesanato. A proposta é oferecer um dia de lazer no campo para a população rural e urbana. As camponesas se organizam em projeto para a produção e comercialização de produtos artesanais, originários da produção agrícola da comunidade.

Café e Clima

A Cooxupé apresentou, no dia 31 de julho, durante a realização do 6º Fórum Café e Clima, em Guaxupé/MG, as condições da atual safra de café e as expectativas para safra 2025. Com três palestrantes convidados, o consenso entre os especialistas foi de que o ano tem sido particularmente difícil para o setor cafeeiro. O evento abordou os impactos de um ano atípico para a cafeicultura, marcado por desafios climáticos como o El Niño, que afetou diretamente a produção. Para o próximo ano agrícola, a possibilidade de chuvas mais regulares a partir do final de setembro, pode contribuir com a safra. Entretanto, o cenário ainda é de precaução devido às lavouras impactadas pela seca, altas temperaturas e estresses térmico e hídrico.

De antemão, as altas temperaturas e a amplitude térmica elevada comprometeram negativamente o armazenamento de água no solo. Havendo, portanto, impacto direto nas lavouras. A área de atuação da cooperativa compreende mais de 300 cidades do Sul e Cerrado de Minas Gerais, além da média mogiana do Estado de São Paulo e Matas de Minas.

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com