Ícone do site Folhadamanha

AGRONEGÓCIO – DENISE BUENO

Foto: Reprodução

Torneio Leiteiro

Uma das grandes atrações da Expass Agro 2024, feira promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Passos e que se encerra no domingo, dia 30, com um leilão de elite para gado leiteiro, foi justamente o Torneio Leiteiro que reuniu três categorias:  o Aberto, o Gir Leiteiro e o de Bubalinos.

As três categorias reuniram 66 animais na competição, que premiou os vencedores com um carro. O Torneio da Expass é um dos maiores Torneios presenciais e em premiação do Brasil. Nos últimos anos tem conquistado cada vez mais competidores pelo alto índice dos animais.

Gir Leiteiro

Os criadores da raça no Brasil e de países da América Latina acompanharam a final do Torneio com a expectativa da Fêmea Jovem, Bandeira, que é um clone, da original também batizada de Bandeira, quebrar o recorde mundial da raça. A Bandeira é propriedade do condomínio de Miller Cresta e de Maria Tereza Costa Calil, ambos criadores reconhecidos de Gir Leiteiro.

Embora o animal não tenha quebrado o recorde mundial, Bandeira foi a grande vencedora do Torneio de Passos e fez do produtor Miller Cresta bicampeão. Miller venceu a competição em 2023 e 2024. “Ganhar um torneio desse nível é difícil e dois anos consecutivos, mais ainda”, disse.

Números

Bandeira produziu na última ordenha, na tarde de quinta-feira (27\06), 19.630 kg. Com esse resultado faltou apenas 126 ml de leite para a quebra do recorde mundial. Em todas as ordenhas da competição, o animal produziu 189.790 kg.

Clone

Miller e Maria Tereza destacaram o desafio de levar um clone para a competição, uma vez que o animal original também foi recordista em Torneios. “Essa participação foi também uma quebra de paradigmas, pois não temos conhecimentos de animais clonados participarem de competições”, destacou Miller.

Maria Tereza também ressaltou a preocupação dos criadores, pois o animal poderia não responder como o animal original, o que não ocorreu neste caso. Bandeira é uma fêmea jovem e já mostrou toda a sua potência genética nesta competição.

América Latina

A repercussão do Torneio da raça Gir Leiteiro foi acompanhada por criadores da Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina em grupos de WhatsApp. Os criadores  acompanharam o desempenho do animal a cada ordenha.

Ação social

A Bandeira vem proporcionado ações sociais. Parte do prêmio do Torneio será destinado a APAE de Passos. Em 2023, um embrião da fêmea foi doado para o Hospital do Câncer de Passos e comercializado a R$ 66 mil, para um criador do Espírito Santo. A bezerra, já nascida e que em breve será entregue ao criador, já teve oferta de R$ 100 mil, mas permanece com o criador do Espírito Santo.

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com

Sair da versão mobile