DENISE BUENO
Bons exemplos
Em Monte Santo de Minas, um projeto alavancado pelo Sindicato dos Produtores Rurais com o apoio da prefeitura o Apaga Fogo tem resposta positiva, a cada ano, no período da seca. Nos últimos dois anos, eles conscientizaram os produtores, a população e proporcionaram uma série de capacitações para evitarem os incêndios e protegerem as áreas de cobertura vegetal. Para as ações eles contam com o apoio do DER, para a limpeza das margens das rodovias, conscientização pelas redes sociais, parceria com a CPFL para evitar a poda em períodos de estiagem, uma brigada de incêndio, formada por voluntários, foi capacitada pelo Senar Minas. Os resultados surgiram.
Abacate
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que a produção de abacate no Brasil cresceu cerca de 38,59% entre 2017 e 2021, chegando a ocupar 18,1 mil hectares. A produtividade no último ano foi de 301 mil toneladas. Segundo a presidenta da Associação de Abacates do Brasil, Ligia Carvalho, entre janeiro e maio de 2023, cerca de 27,6 mil toneladas de abacate nacional e avocado passaram pela Ceagesp. Minas Gerais está entre os estados que mais produzem a fruta. Uma das tecnologias que vem contribuindo para este crescimento é a irrigação localizada, segundo o agrônomo, Carlos Barth, da área de suporte técnico da Rivulis, pois, segundo ele, a qualidade de um fruto de planta com irrigação é melhor que a de planta não irrigada.
Ação Judicial
Associação Brasileira de Criadores de Girolando manifestou seu integral apoio à ação judicial proposta pelo Sindicato Rural de Leopoldina e pela Associação Girolando Sem Fronteiras, contra a importação de leite, especialmente do Uruguai e da Argentina.
A ação judicial somar-se ao esforço de articulação política de todas as
entidades dedicadas às causas do produtor rural, especialmente da pecuária leiteira, no sentido de levar ao conhecimento das autoridades públicas o grau excepcional de risco econômico e social que representa a importação desregrada e abusiva de leite.
ExpoLeite
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) fez o pré-lançamento da ExpoLeite, primeira feira totalmente voltada para o setor leiteiro, organizada pela ABCZ, que acontecerá de 9 a 15 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. O pré- lançamento, realizado durante a Agroleite, em Castro-Paraná, contou com a presença dos presidentes da Associação Brasileira dos Criadores Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), Presidente da Castrolanda, Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Leiteira, entre outros. O evento foi pensado como uma verdadeira vitrine da cadeia produtiva do leite brasileiro, não se restringindo à pecuária zebuína. Assim, o evento também deixará em evidência outras raças bovinas e, ainda, raças bubalinas, compondo uma feira extremamente completa e recheada de conhecimento técnico. Julgamentos, concursos leiteiros e palestras farão parte da programação.
DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com