Agronegócio

Agronegócio

31 de julho de 2023

Foto: Reprodução.

Denise Bueno

Agricultura regenerativa

A produtora Christina Maria Costa Ribeiro do Valle, de Guaranésia, tem larga experiência em cafeicultura. Atualmente, depois de muito estudo e pesquisa, aposta na agricultura regenerativa e já recuperou as suas lavouras das geadas e secas (ocorridas nos últimos três anos) com o uso de biofertlizantes e plantas para a proteção do solo. O resultado, a olhos vistos, mostra lavouras recuperadas e bons frutos na safra deste ano. O mercado também está de olho nos cuidados naturais, tanto que a produtora já recebeu oferta para a compra da sua próxima safra.

Doceiro Caipira

O doceiro Gláucio Peron criou em Poços de Caldas o projeto “Tachada de Mineiridade”, uma visita guiada no seu sítio, onde são produzimos doces artesanais tipicamente mineiros. A propriedade foi recém batizada de Sítio dos Tachos e produz frutos orgânicos que são transformados em doces. Gláucio criou a marca Doce da Roça e criou doces do tamanho de uma roda de caminhão, o que o tornou conhecido em todo país. Além da visita ao Sítio, para uma experiência sensorial, Gláucio também mantém loja no centro de Poços de Caldas. Parada obrigatória para os turistas e amantes de um bom doce de Minas.

Marca geográfica

A Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra) e SEBRAE MINAS lançaram a marca Território Café da Canastra. A região conhecida internacionalmente pela qualidade dos seus queijos, tem produção significativa de café que apresenta aroma e sabor de mel, frutas amarelas, tropicais e cítricas, chocolate ao leite com nuances de castanha, limão-cravo e laranja. Tem que experimentar para conferir.

Café e Clima

A Cooxupé realizou no dia 27 de julho o evento Clima e Café que foi transmitido pelas redes sociais. Palestras com engenheiros agrônomos e agrometeorologista abordaram temas sobre as condições meteorológicas e suas consequências nas regiões em que a cooperativa atua e previsões para os próximos meses nas regiões cafeeiras.

IA e a cana de açúcar

A Startup Cromai vai apresentar a jornalistas e parceiros, no próximo 03 de agosto, em Ribeirão Preto, a tecnologia que usa inteligência artificial para manejo da cana-de-açúcar. Os participantes vão conhecer a tecnologia e entender na prática que é simples o uso de mapas georreferenciados para aplicação localizada de herbicidas. A proposta é mostrar como é feita uma pulverização precisa que pode proporcionar uma redução média de 65% no uso de herbicidas. Além disso, os diagnósticos e a inteligência da Cromai permitem ainda o aumento da produtividade e da sustentabilidade na cultura, por meio de um controle mais efetivo de plantas invasoras, redução do tempo de tratores em campo, e sua consequente queda no consumo de combustível e emissão de gás carbônico.

DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com