Denise Bueno
Comitiva online
Filipe Andrade, o conhecido PP, agora é Girolando Passos. Formado em Publicidade, Propaganda e Fotografia, atuou no ramo por anos, mas sem deixar a paixão pela pecuária de lado. Na pandemia, acabou decidindo seguir o coração e intensificou a corretagem de gado Girolando pela internet. O negócio só cresceu. Atualmente, segue comercializando animais pelo instagram para todo Brasil pela conta @girolandopassos.
Essa comitiva online, eu denominei assim, para lembrar o trabalho dos boiadeiros do passado (meu avô foi um deles) que levavam gado de Minas para o Triângulo Mineiro e Goiás e vice-versa, em meses de viagem e muitas histórias para contar. Agora, com a tecnologia, é possível filmar o rebanho e no mesmo dia mostrar para o mundo todo. Com o negócio fechado é só transportar por caminhão. O que levava meses, pode ser resolvido em dois ou três dias, no máximo uma semana, dependendo da distância. O bem-estar animal agradece a tecnologia.
Cachaça do Coração
A Coração de Minas Store & Steak, em Carmo do Rio Claro, está de casa nova. Na praça Dona Maria Goulart, em casarão antigo que pertenceu ao Coronel Manoel Pinto, os proprietários Leonardo Pereira e Potira preservaram o porão do casario e lá estão as melhores safras da cachaça Coração de Minas, o café que leva o mesmo nome, o tradicional pão de queijo e mais carnes especiais, vinhos, queijos e muitas iguarias. Parada especial para os turistas. Vale a pena conferir. Não esquecendo que a Coração de Minas foi uma criação do produtor Antônio Carlos Pereira fundador da ACP Fazendas Reunidas Filhos e Netos.
Girolando no mundo
A ampliação do protocolo sanitário na área de genética bovina entre Brasil e Colômbia está entre as propostas que serão apresentadas aos governos dos dois países pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e pela Federação Nacional de Departamentos da Colômbia, que reúne governadores dos 32 departamentos (estados) daquele país. O assunto foi tratado durante reunião ocorrida na última sexta-feira, 14 de julho, na capital colombiana Bogotá, com a presença do gerente do projeto internacional Brazilian Girolando, Marcello Cembranelli, e dos representantes da Federação, o diretor-executivo, Didier Tavera, a subdiretora de Governo e Regiões, Carolina Franco, e o chefe do Programa Anticontrabando, David Jaramillo.
DENISE BUENO é jornalista, especializada em agronegócio. E-mail denisebueno.folha@gmail.com