1 de março de 2025
FOTO: REPRODUÇÃO
Estradas Rurais
A notícia boa para os produtores de Passos é que a empresa contratada para atender os trabalhos de recuperação das estradas rurais entrará com novos maquinários na quarta-feira de cinzas. Serão duas motoniveladoras (Patrol) na primeira semana e mais duas na semana seguinte. Com isso, o secretário de Meio Ambiente, Frederico Ozanan, acredita que os trabalhos entrarão no ritmo esperado. “A situação vai mudar radicalmente. Espero que Passos nunca mais viva uma situação tão crítica como a que vivemos agora”.
Luto
A Cooxupé está de luto com a partida repentina do colaborador Mário Panhotta da Silva, na última terça-feira, dia 25\02. Mário era superintendente da cooperativa. Começou sua trajetória como classificador de café e foi conquistando promoções como a de coordenador de mercado interno e gerente de divisão comercial. Desde 2019 estava à frente da superintendência de torrefação e novos negócios da Cooxupé.
Susto
Em Muzambinho, cafeicultores foram surpreendidos com o fechamento da empresa de comercialização de café a Cooperativa Central de Muzambinho Ltda (COOCEM). Na cotação atual, a dívida passaria de R$ 37 milhões. Produtores de Muzambinho, Nova Resende, Cabo Verde e Monte Belo tinham cafés depositados na COOCEM e estão sem informações concretas de como serão ressarcidos.
Femagri
Em sua 24ª edição, a Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, organizada pela Cooxupé, acontecerá entre os dias 19 a 21 de março, em Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, das 8h às 18h. O evento de negócios traz o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades” e apresenta novas tecnologias para os cooperados aplicarem em suas lavouras. A abertura oficial acontece no dia 19, às 10 horas.
Plano Safra I
O Governo Federal editou na noite desta segunda-feira (24) a Medida Provisória 1.289, que abre crédito extraordinário no valor de R$ 4.177.883.185,00, para garantir a execução do Plano Safra 2024/2025. A MP assegura a manutenção de acesso a crédito para o setor agropecuário, das operações de investimento rural e agroindustrial, e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
Plano Safra II
A MP foi uma resposta do Governo após a suspensão pelo Tesouro de Nacional de novos financiamentos com subvenção federal nas linhas do Plano Safra 2024/25, com exceção apenas para custeio do Pronaf destinados à agricultura familiar.
Plano Safra III
Várias entidades do setor se manifestaram destacando que a medida gera preocupação e insegurança para os produtores rurais e para toda a cadeia produtiva do agronegócio. A decisão compromete não apenas a estabilidade financeira dos agricultores, mas também a segurança alimentar e econômica do país.
DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com.