15 de julho de 2023
Daniele Piassi e o filho Arthur
Denise Bueno
A produção de grãos na região Sul\Sudoeste de Minas cresce a olhos vistos. Com este avanço questões como armazenagem de grãos e estradas são constantes no debate. Café e cana não enfrentam problemas de armazenagem, mas temos soja, sorgo, milho e trigo na região.
A olhos vistos, na última temporada de chuvas, o país viveu problemas graves com as estradas em péssimas condições. Na região que circula a Folha da Manhã, Sul e Sudoeste de Minas, não foi diferente. Na MG 184, no trecho entre Alpinópolis e Passos, os buracos na pista estão a mostra com os remendos feitos (menos mal com eles). E, agora, com as safras de cana, café e soja, as estradas rurais também estão enfrentando problemas. As velhas e tradicionais pontes não aguentam os pesos dos novos e grandes caminhões. Quem vai resolver esse problema ¿
Dois acidentes recentes, graças a Deus sem vítimas, também chamam a atenção. Um no porto de Delfinópolis, quando parte de acesso da balsa se rompeu com o peso de um caminhão. Outro, no trecho entre Carmo do Rio Claro e Ilicínea, quando um caminhão, por desvio, bateu na grade de proteção da ponte, a conhecida Ponte Torta. Por pouco o caminhão não caiu no Lago de Furnas.
Carlos Sarno, depois de expor seu trabalho de controle biológico por drones na Expass agro segue firmando parcerias e ampliando a agenda de atendimentos na região. A empresa Valentto Biofábricas, de Patos de Minas, é a sua mais nova parceira e os crisopídeos, usados no combate ao bicho mineiro, virão da empresa parceira. Na natureza, toda planta, possui algum outro organismo macro ou microbiológico que atua no controle de pragas, o que é chamado de controle biológico. Tendência em crescimento.
Os produtos da Celeiro do Leite, queijaria de Passos, poderão ser apreciados na 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, que acontece de 17 a 29 de julho. A Daniele Piassi e o filho Arthur vão estar no estande do Sistema Faemg Senar com seus deliciosos queijos na versão Celero, Candeia e Cremoso. Imperdível.
O processo de fermentação de cafés está em crescimento. Em Monte Belo, o produtor Edivaldo de Oliveira aposta na fermentação em busca de mais qualidade. Parte da colheita desse ano será trabalhado nessa técnica e as primeiras etapas do processo tem resultado positivo. Agora, aguardar o processo final para certificar o sensorial e a pontuação. O resultado: mais qualidade, mais valor agregado e novos clientes.
DENISE BUENO é jornalista, especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com