Ícone do site Folhadamanha

AGRONEGÓCIO

FOTO: REPRODUÇÃO

França

A semana foi marcada pela declaração polêmica do CEO do Carrefour, na França, Alexandre Bompard, sobre a suspensão da compra de carnes do Mercosul, incluindo a carne brasileira, alegando que os produtores do Mercosul não seguem os mesmos critérios de produção da França. Várias associações e entidades do setor se manifestaram sobre o caso, inclusive o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, que em Nota de Repúdio ressaltou: “…As alegações apresentadas desconsideram os avanços e esforços significativos da pecuária nacional em adotar práticas cada vez mais sustentáveis. Os pecuaristas brasileiros têm investido constantemente em tecnologias de ponta, manejo responsável e sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, que aumentam a produtividade e reduzem a pressão sobre novas áreas de pastagem…”.

 

Mais um

Na última quinta-feira, a ação ganhou mais um adepto, o grupo Les Mousquetaires, dono de duas grandes redes de varejo, o que dificulta o fechamento do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

 

Café

O Sistema Faemg e Sindicatos dos Produtores Rurais levaram jovens da região para a 12ª Semana Internacional do Café, realizada de 20 a 22\11, no Expominas em BH. O evento é considerado a maior vitrine da cafeicultura do país e oferece uma oportunidade única de aprendizado, reunindo cerca de 20 mil visitantes de 40 países. Os jovens das cidades de Alpinópolis, Campestre, Machado, Passos, São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas participaram do 3º Encontro dos Jovens do Café, uma das atividades da SIC, que reuniu novos talentos do setor para troca de experiências, capacitação e inspiração que teve a presença de Felipe Brazza, barista, mestre de torra e influenciador digital, abordando o tema “Transformando Ideias em Negócios: Inovação e Posicionamento Digital no Empreendedorismo”.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos, Rogger Coelho, um dos responsáveis pela caravana da região, destacou a importância desse intercâmbio para o setor. “A presença dos jovens na SIC é fundamental para conhecerem o universo de oportunidades na cafeicultura.  O café possui grande relevância econômica para Minas Gerais, e, o futuro da cafeicultura dependerá da presença de jovens qualificados, liderando a atividade”.

 

O melhor do mundo

O mês de novembro é marcado pelo resultado dos muitos concursos de cafés realizados, entre eles o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Pelo segundo ano consecutivo o Brasil é vencedor desse prêmio. Na edição de 2024 o ganhador foi o produtor Matheus Lopes Sanglard, da Fazenda Serra do Boné, de Araponga (MG), que se destacou pela técnica de produção de grão despolpado, que intensifica a quantidade de açúcares naturais e intensifica os aromas e diferencia a bebida.

 

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com

Sair da versão mobile