Ícone do site Folhadamanha

Agronegócio

FOTO: REPRODUÇÃO

Denise Bueno

Sindicato

Depois de eleições concorridas, o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, aprovou em Assembleia Geral Ordinária, no último dia 21, as contas de 2023 e aprovou o orçamento para 2024. Sobre a anuidade, tema sempre polêmico, nenhum reajuste para o próximo ano

Leite

A espera do novo ano, os produtores de leite estão discutindo em grupos e com representantes do setor, a crise nos preços em decorrência da importação de leite. Muito se espera para que o cenário mude no próximo ano.

Leite +

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma linha de crédito especial com subvenção federal específica para cooperativas de produtores de leite, com repasse de mais de R$ 700 milhões, na última quinta-feira (21). A proposta foi apresentada pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Outras medidas são aguardadas pelos produtores para o início do ano.
A inciativa tem objetivo de possibilitar às cooperativas de produção de lácteos a obtenção de recursos financeiros que as permitam ajudar os produtores a regularizarem sua situação e outros compromissos em relação aos insumos adquiridos na cooperativa, além das dificuldades que os produtores de leite tenham enfrentado.

Soja

A safra 2023/24 vem sendo marcada por instabilidades climáticas muito intensas, o que está afetando também a ocorrência de percevejos, uma das mais importantes pragas da soja, afirma o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Soja, Adeney de Freitas Bueno, em artigo publicado no Blog da Embrapa Soja. Segundo ele, o percevejo geralmente é de ocorrência mais acentuada no período de enchimento dos grãos da soja, porém, nesta safra, a praga tem sido observada mais cedo e com populações mais altas. Neste sentido, a orientação é para que o produtor faça o monitoramento da sua lavoura para saber o momento ideal para realizar o controle da praga, assim como escolher o inseticida mais adequado para sua lavoura, o que irá garantir produtividade com equilibrado custo de produção.

Natal

Que a Estrela de Belém ilumine os nossos corações nesse Natal. Boas Festas!

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail. com

Sair da versão mobile