Ícone do site Folhadamanha

Agronegócio

DENISE BUENO

Alerta

Em alguns estados como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, o roubo de pivôs tem sido crescente. O foco está sobre fios de cobre, rodas completas e motores. Para coibir essas invasões algumas ações tem sido tomadas como o monitoramento por câmeras, alarmes, abertura de valetas e a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio.

Leilão Solidário

Nesse domingo, 17 de dezembro, acontece Leilão Solidário em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos, com homenagem as “Mulheres do Agro”, que sempre apoiaram a causa. A iniciativa é do Grupo Cabo Verde e o leilão terá transmissão online pelos canais do Grupo Cabo Verde e Remate Web, pelo youtube. À venda animais selecionados de plantéis das raças Gir Leiteiro, Girolando e Nelore de criadoras de Minas Gerais, Goiânia, São Paulo, Distrito Federal. A partir das 10h.

Mulheres Positivas

O movimento Mulheres Positivas, composto por um ecossistema internacional de produtos e serviços focado no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, anunciou o lançamento oficial de uma premiação voltada para a presença feminina no agronegócio. A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (Abmra), tem como objetivo fortalecer a imagem e reconhecimento das profissionais que atuam no setor que mais contribui para a economia brasileira. De acordo com a “8ª Pesquisa Abmra “Hábitos do Produtor Rural”, a participação feminina aumenta ano após ano, enquanto 94% dos produtores reconhece a importância da mulher no campo.

COP 28

O Sistema Faemg Senar esteve presente na COP 28. Um dos momentos mais importantes para o setor produtivo brasileiro durante a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Dia do Agro reuniu especialistas, representantes do governo, embaixadas, empresas e organismos internacionais, para discutir sobre produção sustentável no Brasil e no mundo. Dentro do painel “Transição Energética – Potencialidades do Agro Brasileiro”, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, apresentou aos participantes o projeto Movido pelo Agro, desenvolvido em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), para incentivar o uso do etanol.
No mesmo painel, a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, e o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho (CNA), apresentaram o Pravaler, programa de regularização ambiental como instrumento de integridade ambiental. Segundo Mariana, a transparência no cumprimento da regularização ambiental no setor agropecuário está intrinsecamente ligada à validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com

Sair da versão mobile