DENISE BUENO
Eleição no SinRural
No próximo dia 08\12, um dos maiores sindicatos de Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, elegerá uma nova diretoria para um mandato de quatro anos. A expectativa é que a participação seja grande, com mais de 50% do seu quadro de associados. Duas chapas disputam a eleição. A chapa 01 liderada por Elder Maia dos Reis e a Chapa 02 liderada por Claudio Minchillo.
Entre os feitos da atual diretoria, liderada por Darlan Esper Kallas, a reforma do estatuto, resgate da Expass Agro, parque de exposições e a recuperação financeira da entidade foram as principais marcas para que a entidade pudesse seguir seu trabalho em prol dos produtores rurais com mais transparência. O novo estatuto, prevê a reeleição por apenas um mandato, assegura a preservação de bens e dificulta o endividamento; fatos enfrentados e vencidos pelo grupo do Darlan.
Entre os trabalhos realizados, destacados na última coluna, um deles não foi observado, talvez, pela maioria dos associados, mas foi realizado pensando no futuro: o processo sucessório. Como acontece em muitas empresas, familiares ou não, uma das missões do Darlan foi a transparência no processo administrativo e a preparação para que novos associados pudessem assumir os postos de direção e continuar o trabalho realizado nos últimos anos com saldo positivo.
Darlan é um homem que já atuou em várias frentes na vida política de Passos, é conciliador e um bom orador. Para esta coluna destacou alguns pontos:
O início:
“Quando assumimos o Sindicato, assumimos a missão de trabalhar em prol dos produtores rurais. Seguimos o nosso trabalho ao longo desses anos, tentando acertar o máximo possível. Nem sempre conseguimos e nem sempre agradamos, mas essa é a regra da vida. No entanto, nunca desistimos. O desafio foi grande e vivemos momentos tristes como a partida repentina do Paulo Calixto, nosso tesoureiro na primeira gestão, e os companheiros Tadeu Bruno e Gustavo Guruta. Mas seguimos fortes e juntos pela valorização do produtor rural.
Mudanças:
“A vida também mudou muito nos últimos anos. Enfrentamos juntos uma pandemia, mas o agronegócio não para e muda a todo momento. Temos o desafio de seguir acompanhando essa evolução, pois o Sindicato de Passos nasceu grande e com a missão de ser uma referência regional”.
A eleição
“Eu tenho certeza que todos que se comprometeram a concorrer nessa eleição, assumindo o compromisso de levar o Sindicato adiante, estão comprometidos com essa missão. A chapa 01, apoiada pela nossa diretoria, foi formada por produtores que apoiam os ideais trabalhados nos últimos sete anos e estão preparados para levar essa missão a frente. Assim, espero que seguiremos juntos, como sempre disse ao longo dos últimos anos. Adiante, sempre adiante. Deus proverá”.
DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com