Agronegócio

Agronegócio

18 de novembro de 2023

DENISE BUENO

SIC+Café & Mulheres

O Projeto Florada Premiada, da Três Corações, é reconhecido pela ONU e gera visibilidade e renda para produtoras de cafés especiais em todo o Brasil. A celebração de premiação do concurso deste ano aconteceu no dia 10\11, em Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café. Do Sudoeste de Minas e Centro Oeste, as produtoras Dimitria Lopez Cortez, de São Sebastião do Paraíso, e Ana Paula dos Santos Soares, de Capitólio, ficaram entre as finalistas. O evento de premiação reuniu 1,5 mil cafeicultoras e premiou 60 finalistas mais as 23 campeãs.

Exótico

A produtora Marisa Contreras, de Areado, teve o seu café classificado na linha Rituais com sabor exótico, e ganhou embalagem especial com a história da sua trajetória na cafeicultura. A produtora é também cofundadora do projeto Florada.

Projeto Guarda Chuva

A Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) reuniu produtores, equipe e prestadores de serviços, no domingo, 12\11, durante workshop “Administração Estratégica da Propriedade Rural”, para nivelamento dos trabalhos do projeto Guarda Chuva. O evento, realizado no Espaço Riviera, contou com uma série de palestras sobre a gestão da propriedade e abordou questões fiscais, contábeis, trabalhista, jurídica, financeira, técnicas, ambiental, sucessão familiar e cooperativismo. Capacitação é a nova linha de trabalho da cooperativa com assessoria para administração da propriedade rural. Para atender os produtores do programa, que terá duração de dois anos e é gratuito, foi contratado o engenheiro agrônomo Rosano de Souza Lima.

100 maiores do Agro 2023

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) ficou entre as 100 maiores empresas do Agro 2023 no Brasil, conforme o ranking da revista Forbes Brasil. O levantamento tem como objetivo valorizar e homenagear o agronegócio brasileiro, um setor da economia que colhe recordes. A Cooxupé ficou na 26ª colocação, pois, em 2022, sua receita foi de R$ 10,1 bilhões. Ou seja, um crescimento de 50,7% se comparado com 2021, quando a receita foi estimada em R$ 6,7 bilhões.

Selo de qualidade

Durante a Semana Internacional do Café ( SIC), realizada em Belo Horizonte de 08 a 10 de novembro, a marca Prima Qualità Cafés Especiais, produzida pela torrefação da Cooxupé, foi formalmente anunciada como a primeira e única do Brasil a obter o selo de cafés especiais concedido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais.

DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com