Agronegócio

Agronegócio

4 de novembro de 2023

DENISE BUENO

Cafeicultura

A marca de origem, Sudoeste de Minas, participou no último dia 31\10 do 1º Encontro Café Com Inovação, para apresentar a entidade para produtores de São Sebastião do Paraíso e região. O encontro foi sediado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Ictin/UFLA), em São Sebastião do Paraíso, que organizou o evento junto com o grupo Sudoeste de Minas e Emater. O Café com Inovação reuniu membros da comunidade acadêmica e produtores rurais de toda a região com foco na produção de café. O encontro teve como propósito conectar profissionais e entusiastas da agricultura, conhecer as inovações que estão transformando o setor cafeeiro e explorar as perspectivas para o futuro da cafeicultura na região sudoeste de Minas Gerais, com o apoio da UFLA.

Pecuária Leiteira

O último dia de outubro movimentou a cadeia produtiva do leite. Mais de mil pessoas se reuniram no II Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, na Câmara dos Deputados, em Brasília. De Minas Gerais, mais de 300 produtores participaram da reunião, em busca de medidas emergenciais junto ao governo federal, contra as importações de lácteos. Durante o Encontro, organizado pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, Sistema CNA, Sistema Faemg Senar, Abraleite e OCB, três pautas prioritárias foram apresentadas:
– Criação de um Plano Nacional de Renegociação de Dívidas para a pecuária de leite;
– Adoção de salvaguardas contra as importações de produtos subsidiados de forma permanente;
– Execução de compras públicas com a isenção permanente de leite nos programas sociais do governo.
As pautas foram apresentadas aos deputados, federais e estaduais, e também aos representantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

Sistema Faemg

Representando as Comissões Técnicas de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar e da CNA, Jônadan Ma apresentou os dados históricos de importações de lácteos no Brasil, detalhando a gravidade do problema. “Estamos importando algo na ordem de 200 milhões de litros por mês. Por ano, pode ultrapassar 2 bilhões de litros. No Brasil, as importações tinham uma média anual de 3% a 4%. Só que agora estamos importando 9%, 10% quase 11% do leite. Isso desequilibra nossa cadeia. A situação é dramática”, destacou Jônadan. (Fonte: Sistema Faemg)

DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com