Ícone do site Folhadamanha

Agronegócio

DENISE BUENO

Vivência

Na coluna do último sábado destaquei a importância da Área de Vivência para o trabalho no campo. O trabalho da Vértice Serralheria e Móveis Industriais chamou a atenção dos que investem em turismo e estão em áreas distantes na Serra da Canastra. Assim, foi possível adaptar a expertise da empresa, em um contender, para atender a demanda de um bar. E essa especificação está contida na NR 18, com adequações de espaço, proteção e altura para atender as questões relativas à higiene.

Concurso de Café

Em São Sebastião do Paraíso, o 5º Concurso de Qualidade o Paraíso de Cafés Finos vai premiar cafeicultores com mais de R$ 40 mil reais. O concurso acontece em novembro e vai contemplar também as associações de bairro. Emater, Acissp (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso), Secretaria de Agricultura do município trabalham nesse propósito. As amostras poderão ser enviadas até o dia 31 de outubro e o resultado está agendado para 15 e 16 de novembro. A expectativa dos organizadores é que o número de amostras supere as 120 do ano passado.

Sudoeste de Minas

Produtores Rurais e lideranças regionais se reuniram no dia 04 de outubro no IF Sul de Minas, Campus de Muzambinho, para conhecerem os Estudos de Vocação Territorial do Agronegócio do Sudoeste de Minas. O evento marcou a oficialização da marca de origem Sudoeste de Minas, reconhecida pelo Governo Estadual por meio da Política de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais.

Municípios

A área de abrangência inclui 21 municípios: Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Fortaleza de Minas, Guaxupé, Guaranésia, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso.

Apoio

O projeto foi realizado pelo Sebrae, ADeRe Montanhas do Sudoeste e Lider- Liderança para o Desenvolvimento Regional com o apoio do IF Sul de Minas, Governo de Minas, Amog.

Segurança

Nesse início de outubro, foram iniciadas as obras de colocação de câmeras de segurança nas saídas das estradas vicinais de Passos. O projeto é um sonho idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais e conta com o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e 12º Batalhão da Polícia Militar.

DENISE BUENO, jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com

Sair da versão mobile