Agronegócio

Agronegócio

30 de setembro de 2023

Denise Bueno

Área de Vivência

A importância da área de vivência, para atividades no campo, levou o governo brasileiro a estabelecer regulamentações específicas para a sua implantação, através da Norma Regulamentadora NR 18. As regulamentações dessa normativa visam garantir que os trabalhadores rurais tenham condições dignas de trabalho, alinhando-se com princípios de responsabilidade social e respeito pelos direitos humanos. Foi pensando na NR 18, que a empresa Vértice, Serralheria e Móveis Industriais, criou uma área de vivência móvel.

Papel Vital

A área de vivência em uma propriedade rural é um espaço destinado ao descanso, refeições e convivência dos trabalhadores durante suas jornadas de trabalho. Seu valor não pode ser subestimado, pois desempenha diversas funções essenciais:
Bem-estar: trabalhar no campo pode ser fisicamente exaustivo e mentalmente desafiador. Na área de vivência os trabalhadores podem recarregar suas energias, o que proporciona equilíbrio emocional aos trabalhadores rurais.

Refeições: A nutrição é crucial para a saúde e a produtividade dos trabalhadores. A área de vivência inclui espaço para a alimentação de forma confortável e adequada.
Segurança e condições de higiene: A área de vivência também desempenha um papel importante na garantia da segurança e higiene dos trabalhadores. Ela oferece instalações sanitárias adequadas e locais para armazenamento de equipamentos de proteção, promovendo um ambiente de trabalho seguro.

+ Soluções: A Vértice é um braço da Wattohms-Energia Solar, que também participa do projeto com a instalação de placas de energia solar. A fonte de energia trará mais comodidade para o carregamento de aparelhos eletrônicos, essenciais para o desempenho do trabalho e comunicação, instalação de chuveiros, entre outras necessidades para o espaço como o frigobar para a manutenção de alimentos que precisam de refrigeração.

Alternativas

A área de vivência da Vértice chamou a atenção dos que investem em turismo e que estão em áreas distantes na Serra da Canastra. Assim, foi possível adaptar a expertise da empresa, em um contender, para atender a demanda de um bar. E essa especificação está contida na NR 18, com adequações de espaço, proteção e altura para atender as questões relativas à higiene.

Locomoção

Totalmente adaptada para a locomoção entre lavouras, a área de vivência da Vértice proporciona essa facilidade para os trabalhos em campo. “A produção agrícola é o forte da nossa região e a necessidade das áreas de vivência para o trabalhador rural é uma realidade”, disse Eduardo Lemos, idealizador do projeto. (Vértice- (35) 98706-2310)