B. J. PENHA – A Agrobom, empresa que atua em armazenagem e comercialização de grãos, está expandindo a capacidade de infraestrutura no Sul de Minas para garantir eficiência no armazenamento e movimentação dos produtos da próxima safra.
Segundo informações da empresa, em Pratápolis foi inaugurado um novo silo que, pela primeira vez, receberá soja, ampliando a capacidade local em 33%, com 6,3 mil toneladas adicionais, alcançando 19 mil toneladas.
Com as unidades em Alpinópolis, Carmo do Rio Claro e Bom Jesus da Penha, a empresa dispõe de 60 mil toneladas de capacidade estática, com atuação em mais de 60 municípios mineiros.
“O investimento apoia o recorde da produção de grãos em 2025, com destaque para a soja, milho e trigo. Neste ano, o fenômeno climático La Niña, que favorece o Centro-Oeste e Sudeste, contribui para o aumento da produtividade na região”, informa a empresa. Na safra 2024/2025, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê recorde de 325,7 milhões de toneladas de grãos, consolidando o Brasil como um dos maiores produtores do setor.
De acordo com o diretor comercial da Agrobom, Marco Castelli, a ampliação contribui para reduzir o déficit de armazenagem no Brasil e garante um armazenamento seguro e estratégico para os produtores, evitando perdas significativas durante a safra.
“Estamos ampliando nossa capacidade para oferecer uma solução segura e eficiente para o armazenamento de grãos, permitindo que os produtores comercializem no momento mais vantajoso e reduzam custos logísticos”, afirma Castelli.
Com a colheita da safra de soja prevista de fevereiro a abril e a safrinha de milho, trigo e sorgo entre julho e setembro, a Agrobom se destaca na conexão entre produtores e mercado, garantindo um escoamento eficiente.