Luciene Garcia
PASSOS – A Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas (ADR) Conexão realiza um levantamento das necessidades de desenvolvimento de mão de obra, de acordo com a vocação das empresas que estão situadas nos 17 municípios da região onde a agência atua. Segundo a ADR Conexão, os empresários estão recebendo um questionário com o convite de participação do levantamento.
De acordo com o vice-presidente da agência, César Vilela de Aquino, um formulário digital foi enviado a todas as associações comerciais e empresários destes municípios. “Esta é uma ação importante, pois assim, poderemos saber efetivamente quais são as demandas de cursos e treinamentos, tanto técnicos, quanto de especialização de mão de obra de que nossa região precisa”, disse.
Segundo a presidente da ADR Conexão, Marisa da Silva Lemos, o resultado dessa ação, os dados coletados e as informações consolidadas serão enviados às instituições de ensino para que seja possível a realização de treinamentos orientados para as vocações da região.
“A ADR Conexão possui um planejamento estratégico e tem três eixos de ações estratégicas para esta região, que são: educação empreendedora, agricultura e produção de alimentos e turismo sustentável. Esta ação faz parte do eixo estratégico faz parte da educação empreendedora, que tem como objetivo em promover o desenvolvimento regional e sustentável por meio do empreendedorismo”, disse a presidente.
Objetivos
A ADR Conexão surgiu a partir da capacitação de lideranças da região pela metodologia do Programa Lider, desenvolvido pelo Sebrae, que busca o desenvolvimento dos territórios a partir da atuação integrada entre as lideranças do poder público, das entidades privadas e do terceiro setor.
A ADR Conexão atua em 17 municípios e realiza, inicialmente, ações com foco nas áreas da educação empreendedora, turismo regional, agricultura e produção de alimentos. As atividades que resultaram na formação da agência tiveram início em 2015, quando o grupo começou a atuar em algumas frentes de desenvolvimento, como: a criação da Câmara Técnica de Turismo da Ameg; a implementação de Salas Mineiras do Empreendedor e do projeto de compras governamentais; encontros com candidatos a prefeitos e a realização de eventos voltados para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, como o Startup Day Weekend, Hacktown e Meet Up.
Como resultado de algumas dessas atividades, a região já foi contemplada três vezes com o prêmio ‘Prefeito Empreendedor do Sebrae Minas’ que reconhece prefeitos e administradores que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos seus municípios. Foram destaques a cidade de Passos, com uma premiação, e Capitólio, com duas.