Ícone do site Folhadamanha

Afac prevê construir réplica da Arca de Noé em Alpinópolis

Luciene Garcia

ALPINÓPOLIS – A Associação Filantrópica Apóstolos de Cristo (Afac) pretende construir uma réplica da Arca de Noé no Monte das Oliveiras, localizado em Alpinópolis. Considerado um dos maiores cenários bíblicos a céu aberto do Brasil, o atrativo de turismo religioso tem 90 mil metros quadrados e reproduz espaços da Terra Santa como o deserto, os patriarcas, as Tábuas da Lei, o Calvário, a Gruta de Belém, a Mesa dos Apóstolos e o Muro das Lamentações.

Segundo um projeto apresentado em 2011 na Assembleia Legislativa para tornar o Monte das Oliveiras patrimônio cultural de Minas, outros locais apontados na Bíblia, como a piscina probática, usada por Jesus para a cura de fiéis, e a Torre de Babel também poderão ser construídos no local. Tramita na ALMG um projeto que pretende reconhecer “como de relevante interesse cultural do Estado o cenário bíblico ‘Monte das Oliveiras’.

Arca

A Afac informa que ainda não tem previsão do investimento necessário para a construção da réplica da Arca de Noé, mas aponta que “Deus proverá” os recursos e que vai conseguir concluir a empreitada. Segundo a associação, o Monte das Oliveiras recebe cerca de 50 mil pessoas por ano e é mantido com recursos provenientes de doações, taxas de visitantes e subvenção municipal.

No dia de Pentecostes, o Montes das Oliveiras completa 40 anos. O local foi projetado para contar a história do povo de Deus do deserto até o Apocalipse em forma de monumentos construídos nas rochas.

O presidente da Afac, Marcelo Domingos Ferreira, conta que a ideia da construção da réplica da Arca de Noé surgiu porque o Monte das Oliveiras é considerado uma Jerusalém mineira, que reúne vários monumentos que simbolizam a história da salvação do povo de Deus.

“A Arca de Noé será a primeira obra que feita no tamanho real, de acordo com os fundamentos e detalhes bíblicos”, conta Marcelo. “Resolvemos construir, em uma reflexão, onde aproveitamos 40 anos de existência do Monte das oliveiras e esse é um marco dessa comemoração que consideramos os 40 anos muito significativo para a igreja, foi um período de muito reflexão”, complementa.

A Arca de Noé será construída em um espaço entre os monumentos Herodes e da Gruta de Belém, em um terreno de 20 mil metros quadrados. “A estimativa de público anual é de aproximadamente 50 mil pessoas. No dia de Pentecostes completa-se 40 anos e o Monte das Oliveiras é um projeto que conta a história do povo, do deserto até o Apocalipse, em forma de monumentos construídos nas rochas”, explica Marcelo.

“Essa obra será de muita importância no contexto do nosso turismo regional, pois irá destacar o nosso projeto Monte das Oliveiras a nível nacional. A Prefeitura Municipal de Alpinópolis está fazendo um investimento de uma casa de apoio ao turista que irá nos proporcionar condições de atender o movimento que acontecerá com esta Arca de Noé. Esse projeto da Arca de Noé servirá de muita reflexão, pois vivemos em um mundo secular, onde Sodoma e Gomorra parece estar no nosso meio e como esse projeto tem um cunho espiritual e bíblico temos que acreditar que Deus está usando a Associação do Monte das Oliveiras para mostrar que ainda vale a pena ser justo e como aconteceu com Noé e se um dia vir um outro dilúvio de uma forma diferente, que essa obra será um instrumento de reflexão e que no final Deus salvará a cada um que acreditar no seu projeto de salvação”, resume Marcelo sobre a obra.

A arquiteta responsável pelo projeto é Carol Nassor, do escritório C ao Cubo arq&design, alpinopolense e integrante da Associação Apóstolos de Cristo, e não vai cobrar pela execução do trabalho. De acordo com o Gênesis, a arca era de madeira e tinha 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura, o que dá, em medidas atuais, 135 m x 22,5 m x 13,5 m (C-L-A). Há teorias que divergem sobre as dimensões exatas, estamos estudando a fundo, mas será próximo disso”, explicou a responsável pelo projeto.

Carol disse que vai buscar inspiração na própria Bíblia. “Como comentamos, a Arca é citada em Gênesis. Porém, não podemos ignorar os diversos estudos que se dedicam a história de Noé. Além disso, existem duas réplicas da Arca construídas no mundo em tamanho real, uma na Europa e outra nos Estados Unidos, que estamos analisando”, explicou. “O sistema construtivo que estamos considerando será a união de peças pré moldadas e obra in loco”, contou a arquiteta.

O projeto levará de 4 a 8 meses para ser concluído. Para a execução da obra, a arquiteta estima que serão necessários de oito meses a dois anos, dependendo da disponibilidade de mão de obra e material.

Sair da versão mobile