Rafael Marcon
PASSOS – A ADR Conexão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão criar a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas. Nesta segunda-feira, 30, será realizado um evento de abertura do projeto com a presença de autoridades. A reunião será às 8h30, no salão da Associação dos Municípios da Microrregião Do Médio Rio Grande (Ameg). Na terça-feira, 31, será o encerramento do evento. Segundo a presidente da ADR Conexão, Marisa da Silva Lemos, inicialmente o grupo tem por objetivo atuar nos eixos de Educação Empreendedora, Turismo Regional e Agricultura e Produção de Alimentos.
“O Movimento Conexão vem realizando ações em prol do desenvolvimento regional com líderes voluntários da sociedade civil desde 2017 e tem como missão ser reconhecido pela sociedade por mobilizar e conectar pessoas para o desenvolvimento do Sudoeste de Minas. Este movimento é fruto da capacitação de lideranças da nossa região pela metodologia do Programa Lider do Sebrae, apoiada pela empresa Votorantim e pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil”, disse.
De acordo com o presidente da Ameg e prefeito de Passos, Diego Oliveira, a criação da ADR Conexão é uma ampliação da perspectiva do município e região. “Passos está definitivamente no caminho do progresso. Não podemos mais pensar Passos como uma cidade apenas, mas sim como um polo regional. Com a vinda da Heineken e diversas outras empresas grandes, os gestores e empresários de todos os setores precisam passar a olhar Passos com uma visão macro. A criação da ADR Conexão vem com a expectativa deste sentido, de um olhar ampliado”, disse.
Para o vice-presidente e prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o projeto deve ser positivo para o desenvolvimento regional. “A ADR é uma iniciativa importante para o fomento do desenvolvimento regional. Através dela, os municípios terão um olhar técnico, empreendedor e específico para as suas demandas desenvolvimentistas. Estamos numa região próspera do estado, temos um potencial náutico significativo, o turismo de eventos também pode ser outro fomentador da economia regional, gerando emprego e renda, sem mensurar a oportunidade de se traçar um crescimento sustentável e ordenado para o sudoeste mineiro. Avalio como positivo e que merece todo respaldo possível por parte da Ameg”, revelou.
O encontro contará com a presença do presidente nacional da Sebrae, Carlos Melles, e outros membros da instituição. Além dos representantes do Sebrae, está confirmado a presença de 53 autoridades no evento, entre elas, Diego Oliveira e Rafael Freire, o prefeito de Fortaleza de Minas, Adenilson Queiroz, e a prefeita de Pratápolis, Denise Neves, mais alguns secretários municipais da região, diretores de universidades, associações comerciais e outras instituições parceiras como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A atuação da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas – ADR Conexão acontecerá em 17 cidades da região, sendo: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita