PASSOS – Um estudante de 14 anos foi morto a facadas durante um ataque na entrada da Escola Profissional Dom Bosco, em Poços de Caldas, neste terça-feira, 10. Segundo informações da Polícia Militar, outras três pessoas ficaram feridas. O suspeito pelo crime, um ex-aluno da instituição, de 14 anos, foi apreendido.
Entre os feridos, um estudante de 14 anos foi encaminhado para a Santa Casa de Poços de Caldas, em estado grave, e foi submetido a uma cirurgia. O quarto aluno esfaqueado não teve a idade revelada.
Um adolescente, de 14 anos, ex-aluno da instituição, foi apreendido. “Um adolescente, ex-aluno da escola esfaqueou quatro adolescentes. A PM foi acionada e, ao chegar no local, o suspeito já estava contido por adultos. A Polícia Militar fez a apreensão desse adolescente e conduziu até a delegacia, que está investigando as motivações”, disse o porta-voz da PM-MG, tenente coronel Flávio Santiago.
Segundo informações do UOL, o crime aconteceu durante o horário de saída de alunos. De acordo com policiais, o autor teria afirmado que aproveitou a movimentação de estudantes e pais e saiu “esfaqueando aleatoriamente”.
Além dos estudantes, uma monitora de van, de 17 anos, também foi atacada. Segundo relatos da mãe, a filha foi esfaqueada no peito, mas o ferimento foi superficial e ela precisou apenas levar pontos.
“Minha filha foi a primeira a ser atacada, ela viu o autor armado e entrou na frente dele para impedir que ele atingisse as crianças, nesse momento, ele segurou o seio dela e esfaqueou. Depois de esfaquear ela, ele foi atrás dos alunos e, depois, foi contido por alguns pais. Graças a Deus minha filha está bem. Ela foi uma heroína, se não fosse ela, seriam mais vidas perdidas”, disse.
Uma mãe, que não se identificou, disse à reportagem do UOL que, no momento do crime, do lado de fora, ouviu muitos gritos e correu para tentar ajudar, sem entender o que se passava.
Nas redes sociais, a escola Dom Bosco informou que as aulas estão suspensas a partir desta quarta-feira, 11. As aulas noturnas desta terça também foram canceladas.
Segundo informações do site da instituição, a escola tem turmas de ensino infantil, fundamental e médio, além de cursos técnicos de eletrotécnica, mecânica e enfermagem.
A frente do colégio estava esvaziada no início da noite. A escola possui duas entradas: a principal que fica na avenida José Remígio Prézia, e uma lateral, na rua Campestre. Foi por esta segunda que o autor entrou e atacou os alunos.
Em nota, a Prefeitura de Poços de Caldas informa que é “solidária a toda a comunidade escolar […] neste momento de dor e consternação, especialmente às famílias dos alunos atingidos”.
O ataque desta terça é, ao menos, o quarto registrado em instituições de ensino neste ano com mortes.
Em 19 de junho, um ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, deixou uma aluna de 17 anos morta e outro estudante, de 16, ferido.