Vinícius Borges
PASSOS – O 11º Festival da Criança no Teatro vai acontecer entre os dias 8 e 10 de outubro, no Teatro Gustavo José Lemos, em Passos. O evento é gratuito e realizado pela Adesc Regional em comemoração ao mês da criança com oficinas e espetáculos que incentivam o contato com o mundo das artes cênicas.
Segundo o coordenador e idealizador do festival, Maurílio Romão, a programação começa no dia 8, às 15h, com uma oficina de teatro aberta ao público, onde as crianças poderão participar e explorar técnicas de interpretação de forma lúdica.
Já no dia 9 de outubro, às 15h, será apresentado o espetáculo “As Desventuras do Tião Contra a Cobra Caninana”, encenado pela Companhia de Teatro Montéchios e Capuletos. A peça é uma aventura cheia de humor, ideal para toda a família.
No dia 10 de outubro, às 20h, o espetáculo “Dom Quixote pelos Contos Infantis”, parte do projeto Teatro na Escola Estadual Doutor Tancredo de Almeida Neves, fecha o festival com uma adaptação do clássico da literatura voltada ao público infantil.
De acordo com a Adesc Regional, a entrada para todas as atividades é gratuita, reforçando o compromisso da entidade com a democratização da cultura e o acesso à arte para crianças e famílias. Este ano, o festival acontece de forma independente.
“Este ano, infelizmente, não temos recurso para a realização do evento, que já possuiu em edições passadas, cerca de 20 apresentações distribuídas entre as escolas. Assim, faremos esta edição para não deixar de ter, com caixa da própria associação, com as apresentações sendo realizadas no Teatro Gustavo José Lemos”, disse Maurílio.
“Sem a parceria com órgãos públicos fica muito difícil, até inviável, a realização do evento em sua potencialidade. Precisamos da Educação e Cultura alinhadas ao redor deste projeto. Creio que é fundamental este planejamento para que, pelo menos uma vez ao ano, nossas crianças possam receber espetáculos dentro da escola, espetáculos que nutram ludicamente e intelectualmente. Só assim conseguiremos estabelecer um senso crítico e artístico nos futuros adultos. Este planejamento é para as crianças, para uma nova e melhor geração de pessoas”, completou o coordenador.