Ícone do site Folhadamanha

Adesc abre 60 vagas em curso para infantojuvenil

Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

PASSOS – A Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc Regional), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do grupo teatral “Trupe Ventania”, abriu 60 vagas para o curso de teatro gratuito ao público de 7 a 17 anos, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura para crianças e jovens passenses em situação de vulnerabilidade cultural. 

As matrículas estão sendo realizadas via formulário (disponível nas redes sociais da Adesc) ou por meio do WhatsApp da Adesc: (35) 3021-3606. Para inscrever-se no curso, é necessário apresentar os documentos pessoais dos alunos e seus respectivos responsáveis, além de um pacote de 500 folhas de sulfite.

As atividades começam na próxima segunda-feira, 7, às 19h, com um encontro de apresentação do cronograma do curso, no Teatro Gustavo José Lemos (Rotary), localizado na Avenida Dr. Breno Soares Maia, 459, bairro Belo Horizonte. As aulas estão previstas para começarem na quarta-feira, 9. Os participantes serão divididos por turmas. Alunos entre 7 e 12 anos terão aulas às segundas-feiras, das 13h às 17h, e os alunos de 13 a 17 anos terão aulas às quartas-feiras, das 13h às 17h. Todas as aulas serão realizadas no Teatro Rotary.

Serão abordados temas como a história do teatro, exercícios de voz, expressão corporal, improvisação teatral e a montagem de cenas para construção de espetáculos de conclusão, como forma de motivar a permanência e o desenvolvimento dos participantes”, informou a Adesc.

De acordo com a organização do curso, a previsão é de que as aulas ocorram até dezembro deste ano, tendo possibilidade de renovação de matrícula após esse período. Conforme informações, a Adesc e o Conselho estão investindo R$ 3 mil  por mês para o pagamento dos profissionais e das demandas do espaço. As aulas serão ministradas por professores de Expressão Vocal, Interpretação e Encenação Teatral.

Segundo a Adesc, o grupo prevê a realização de duas peças teatrais em 2024. A equipe deve ser formada pelos alunos da turma de teatro que iniciará na próxima semana. Ainda conforme a organização, há possibilidades para a abertura de uma turma de curso de teatro para adultos: “Estamos avaliando. Caso houver essa demanda, abriremos vagas sim”, informou.

A Adesc é uma associação da sociedade civil dedicada a fomentar e difundir a arte e a cultura em Passos e nos demais 27 municípios da região. Segundo a organização do curso, as atividades devem contribuir para o desenvolvimento pessoal dos participantes. Estimular o raciocínio, a criatividade e a consciência corporal e vocal é um dos principais objetivos, segundo a organização: “Passando pela relação interpessoal com outros alunos e também desenvolvimento raciocínio, criatividade, expressão das emoções, memória e concentração, tornando assim as crianças e adolescentes menos vulneráveis socialmente”, afirmou a organização. 

A associação ainda mencionou que alguns estudos realizados pelas Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) foram cruciais para a elaboração das atividades: O curso busca o atendimento de crianças e adolescentes, por entender que é fundamental o contato das crianças e dos adolescentes com arte e cultura, para seu desenvolvimento”. 

O estudo de 2002 intitulado ‘Jovens em situação de pobreza, vulnerabilidades sociais e violências’, de Mary Garcia Castrol e Miriam AbramovayII, aponta que projetos que promovam o acesso à cultura resgatam a dignidade, a autoestima e o direito à participação dos jovens, sendo necessários para formação de uma massa crítica, com responsabilidade social e canais de representação dos jovens, promovendo cidadania”, destacou.

A Agenda 21 da Cultura, criada pela UNESCO, aponta a cultura como o quarto pilar do desenvolvimento sustentável. A cultura é instrumento de transformação e mobilidade social, promovendo oportunidades de aprendizagem e bem-estar para a população, o que reforça ainda mais sua importância”, disse a Adesc.


Sair da versão mobile