Ícone do site Folhadamanha

Acissp Mulher participa de fórum de empreendedoras mineiras em Alto Paranaíba

O Feme, Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras, foi realizado no dia 26 de julho em Patrocínio-MG e foi uma oportunidade para que as empresárias paraisenses de trocarem experiências e soluções para problemas em comum / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – Representantes da Acissp Mulher, Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, participaram da 6ª edição do Fórum Estadual da Mulher Empreendedora (Feme). O evento foi organizado pela Federaminas Mulher e Associação Comercial de Patrocínio, que sediou o encontro, e reuniu mais de 600 empreendedoras de todo o estado.

Entre as representantes da Acissp Mulher participaram do encontro Bianca Cosini, diretora financeira e administrativa da associação; Cacilda Zanetti, coordenadora, além das empreendedoras Eva Elisangela dos Santos Rocha, Solange Cristina Ferreira Mendonça, Miriã Nunes Guimarães, Ana Germana de Oliveira Andrade, Natalia de Oliveira Barros, Rosa Maria Ferreira das Neves Silva, Julia Zanetti Barbosa e Renata Aparecida Soares Giacchero.

Durante o Feme 2024, além de abordar a esfera da liderança feminina, atrelando esse universo aos aspectos de comportamento, saúde mental e carreira, o evento buscou discutir temas comuns entre as empreendedoras, relatados com frequência em encontros e grupos no Estado. Foi um dia repleto de atividades que contou com a presença do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, Frank Sinatra Santos Chaves, da FCDL-MG; Marcelo de Souza e Silva, do Sebrae-MG; e da presidente da Federaminas Mulher, Izabel Mendes.

Segundo os organizadores do encontro, o Feme é uma oportunidade de troca de vivências, experiências, networking, além da oportunidade de geração de novos negócios.

A abertura oficial aconteceu logo no início do dia e prosseguiu com a realização de palestras e painéis. Os debates tiveram como temas assuntos diversos como o papel da empresária e empreendedora no mercado de trabalho, sua influência como liderança associativista e suas responsabilidades como figura atuante nas associações comerciais. Também foram abordadas questões relacionadas à autoridade, imagem e comportamento; saúde mental e sono, aspectos relevantes ao sucesso da empreendedora; painel mulheres na gestão do agronegócio; o despertar das mulheres de sucesso, além da apresentação de biografias de mulheres inspiradoras.

“Na jornada do empreendedorismo muitas vezes você se sente sozinha com as dificuldades, você se sente sozinha empreendendo. Meu recado é para que vocês saibam que, quando vocês buscam esse conhecimento e saem da zona de conforto, é como se você estivesse num casulo sozinha e você vai criando asas e vai voando cada vez mais longe. Portanto, voem e voem longe, não fiquem estagnadas. Saiam da zona de conforto, façam acontecer e se lembrem de se aplaudir mais e se criticar menos”, destacou Aline Bak, estrategista de marketing digital nas áreas de empreendedorismo, empresas, influência e negócios digitais que foi uma das palestrantes do Feme.

De acordo com Cacilda Zanetti, a experiência foi uma oportunidade muito enriquecedora. “Nossa comitiva pôde ter contato com empresárias de várias partes do estado e se identificar em muitos aspectos”, comenta. Ela avalia que os conhecimentos recebidos e as informações a que tiveram acesso podem fortalecer atuação na Acissp Mulher. “Vai aumentar nosso alcance e nos ajudará a propor novas ações de empoderamento e fortalecimento de nossas empreendedoras”, analisa a coordenadora.

Para Bianca Cosini, a participação no evento foi uma experiência única. “Pudemos ter contato com ações de empoderamento e capacitação das mulheres empreendedoras, fortalecimento da Acissp Mulher, ampliação da rede de contatos”, avalia. Em seguida ela destacou a possibilidade de geração de negócios e desenvolvimento de ações para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Paraíso completou a diretora administrativa e financeira da Acissp.

A cidade de Patrocínio, que recebeu a 6ª edição do Feme, realizou também o 8º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado. Com a apresentação do Governo de Minas Gerais e Cemig, o evento é uma realização da Associação Cultural da Associação Comercial de Patrocínio, Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Patrocínio – CDL, Federação do Comércio de Minas Gerais – Fecomércio – MG, Sindcomércio, Sesc, Senac, Prefeitura Municipal de Patrocínio, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sebrae-MG e Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

O Festival apresentou dois tipos de receita: gourmet e contemporânea com o concurso gastronômico premiado o melhor prato de cada categoria. “Mais de 400 mulheres participaram e saíram de lá encantadas e interessadas em replicar o que foi visto e aprendido nas suas cidades, inclusive as paraisenses! Um modelo de parceria público privada, de colaboração mútua de todos os setores do governo, classe empresarial, serviços, agronegócio e sistema S”, finalizou Cacilda.

O Feme nasceu em 2017. É um movimento itinerante pensado para gerar conexões, fomentar o empreendedorismo e proporcionar experiências exponenciais para mulheres dentro e fora do sistema associativista. Cada ano, uma cidade é escolhida para sediar o Fórum.

O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral das mulheres empreendedoras em Minas Gerais, fortalecendo o empreendedorismo feminino, fomentando conexões e proporcionando experiências enriquecedoras. Busca ainda estimular a transferência de conhecimentos, fortalecer as bases das Câmara da Mulher Empreendedora promover o networking entre empresárias, incentivar a geração de negócios, proporcionar vivências enriquecedoras e realizar diagnósticos para orientar novas ações.

Sair da versão mobile