17 de maio de 2025
Operação Safra Segura foi lançada em março deste ano na região do 43º BPM / Foto: Divulgação
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), com o apoio da prefeitura do município, promove no próximo dia 28 o Fórum Segurança no Campo.
evento terá a participação do subsecretário de Integração da Segurança Pública de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo. Vários outros nomes representantes do setor também estarão presentes. A alta na cotação do café e as constantes ocorrências de roubos e furtos do produto tem chamado a atenção das autoridades.
Conforme comunicado divulgado pela Acissp/CDL, o encontro é uma oportunidade para que os produtores rurais da região apresentem demandas relativas à segurança no campo.
A iniciativa visa cobrar ações efetivas para proteger as propriedades rurais, produtores e trabalhadores, em especial no momento da colheita do café, o que, notadamente, tem atraído a atenção de marginais.
Além do subsecretário Christian Vianna, também estará presente a diretora de Gestão Integrada em Segurança Pública, Mayara Ferreira de Abreu. O encontro está marcado para acontecer a partir das 18h, nas dependências do Teatro Acissp. O trabalho é parte Operação Agrogerais Segura 2025, que integra o programa “PMMG Rumo aos 250 anos”. O trabalho envolve uma mobilização que reúne produtores, trabalhadores rurais e representantes do agronegócio regional.
A Polícia Militar lançou a Operação Safra Segura 2025. A medida reforça o compromisso com a segurança no meio rural e a proteção das comunidades do campo, numa realização do 43º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.
O objetivo é mobilizar as forças de segurança e a comunidade no sentido de se formar uma rede de informações. A integração entre as forças é considerada um diferencial importante para a eficácia das ações.
Em anos anteriores, quando os preços não estavam tão elevados como estão atualmente, já existia o cuidado em relação a ação dos bandidos na zona rural. Conforme o tenente-coronel PM Afrânio Garcia, “com a operação iniciada em meados de março houve o incremento do policiamento na zona rural. Temos a patrulha rural que tem trabalhado intensamente, em alguns momentos fazemos o lançamento do reforço do policiamento para garantir a segurança no campo”, comenta.