Vinícius Borges
PASSOS – Para a Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), as vendas no comércio neste Dia das Mães devem ficar cerca de 8% acima do registrado no ano passado. A data é comemorada no 2º domingo de maio e, neste ano, acontece do dia 11.
A expectativa é que o valor médio dos presentes deve ficar em torno de R$ 180 e que o movimento aumente principalmente neste sábado, que terá horário especial de funcionamento, até as 17h.
De acordo com o presidente da Acip, Renato Mohallem, os presentes mais procurados são roupas, perfumes e calçados, o que aumenta o movimento no comércio de vestuário, principalmente nas lojas físicas, e de perfumaria. Para presentes mais caros, como joias, por exemplo, a expectativa nas vendas é de queda em relação aos últimos anos.
“As vendas digitais sempre têm um número expressivo, mas, por exemplo, o item mais procurado, que é vestuário, tem uma procura grande na loja física, por questão de tamanho, trocas, dentre outros motivos. Quando envolve venda de eletrônicos e perfumaria, destaca-se o digital. Bem equilibrado ainda”, afirma.
“A data é uma oportunidade importante para o varejo local e os lojistas estão preparados para receber os consumidores com boas ofertas e variedade de produtos”, aponta o presidente da associação.
A consumidora Maria Helena dos Santos afirma que prefere as lojas físicas para as compras de presentes nesta época, principalmente no segmento de vestuário.
“Gosto sempre de variar os presentes a cada ano no Dia das Mães e neste decidi comprar uma roupa e um calçado. Com certeza na loja física é muito mais fácil comprar roupas porque já dá para conferir o tamanho e é mais simples se precisar devolver ou trocar o produto, por isso quando escolho por dar uma roupa ou algo do tipo sempre opto pelas lojas físicas”, afirma.
Segundo a vendedora Maria Eduarda Silva, que trabalha em uma loja de roupas, a expectativa é de aumento de pelo menos 10% nas vendas.
“O Dia das Mães é sempre uma data muito aguardada por nós. Este ano, estamos com boas expectativas. Investimos em novas coleções e promoções especiais. Como o vestuário segue como o presente mais procurado, esperamos um aumento de pelo menos 10% nas vendas em relação ao ano passado. As pessoas querem caprichar no presente das mães, e isso reflete diretamente nas nossas vendas”, disse.
Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MG), 46,4% dos comerciantes de Minas esperam vender mais neste ano em relação ao ano passado.