Vinícius Borges
PASSOS – A Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) estima um aumento de 7% no valor médio gasto com os presentes para o Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo, 11.
A expectativa, segundo a Acip, é que o movimento de vendas também aumente, principalmente neste sábado, que terá horário especial de funcionamento, até as 17h.
O presidente da associação, Renato Mohallem Santiago, aponta que o ticket médio deste ano deve ficar em torno de R$ 150, o que representa alta de 7% em relação ao Dia dos Pais de 2023.
De acordo com Mohallem, os presentes mais procurados nesta data costumam ser vestuário, perfumaria e sapatos. Para a associação, o comércio online tem apresentado aumento nos últimos anos, mas as vendas físicas ainda respondem por grande fatia no mercado, em decorrência, principalmente, da tradição de compras e passeios em família durante estas datas.
Para vendedores, a previsão é que os consumidores deixem as compras para a última hora, como é hábito no país, e que o movimento neste sábado seja intenso.
“Nessa semana nossas vendas estão basicamente iguais às do ano passado, só que o esperado é que elas tenham um aumento nesse final de semana em relação a 2023, principalmente pelas promoções que estamos preparando para esses dias”, disse Ednaldo Luiz Costa, 54, vendedor que trabalha em uma loja de acessórios e variedades.
A vendedora de loja de departamentos Maria Teresa Souza, 51, afirma que o desempenho de vendas até agora está dentro das expectativas para o Dia dos Pais, podendo ter até um aumento neste ano conforme as previsões e em relação a pessoas que estão entrando em contato para a aquisição de determinados presentes.
“Por experiência própria em outros ramos de vendas, as lojas de roupas sempre têm mais procura nesses dias comemorativos, ainda mais no final de semana quando as pessoas buscam presentes de última hora”, afirma o comerciante Carlos Henrique Matos, de 47, que atua no segmento de vestuário.
“Esse mercado de roupas ainda é um dos mais ativos em relação a vendas em lojas físicas, sempre sendo um dos protagonistas nesses períodos de feriados e datas especiais”, disse.
Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) aponta que 62,2% dos mineiros devem deixar para a última hora as compras de presentes do Dia dos Pais.
“Esse cenário é um bom incentivo para os lojistas pensarem em promoções e estratégias atrativas para fisgar os consumidores nessa reta final, mesmo porque o levantamento mostrou que 11,5 milhões de mineiros (66%) não abrem mão de presentear na data, o que deve injetar R$ 2,4 bilhões no comércio mineiro”, analisa o economista da FCDL-MF, Vinícius Carlos Silva.
O levantamento, divulgado na última quinta-feira, 8, apontava que 62,2 dos entrevistados ainda não sabiam o que iriam comprar e que 51,1% preferem fazer compras em lojas físicas; 31,1% optam pelo comércio eletrônico e 17,8% usam as duas modalidades.
A pesquisa também aponta que 50% indicam o vestuário como primeira opção para presentes, seguido pelos segmentos de cosmético e perfumaria (19,4%) e calçados (9,7%).
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas relacionadas ao Dia dos Pais deve crescer cerca de 5% em relação ao ano passado, com movimentação em torno de R$ 7,7 bilhões. Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê que a data deve movimentar cerca de R$ 25 bilhões no comércio.
Pesquisa realizada pela CNDL nas 27 capitais brasileiras aponta gasto médio de R$ 230 com presentes para os papais, e as formas de pagamento preferidas são o Pix e o cartão de débito.